Logo Passei Direto
Buscar
Quando pensamos na garantia dos direitos da população quilombola, além da Constituição Federal de 1988, temos o desenvolvimento de um programa conhecido como Brasil Quilombola e a instituição da Agenda Social Brasil Quilombola.
Todavia, na área da educação, qual é o principal avanço relacionado à atenção a esses grupos?
A. Obrigatoriedade do ensino da cultura africana e quilombola nos cursos de Artes.
B. Obrigatoriedade da comemoração do dia 20 de novembro nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros.
C. Obrigatoriedade do ensino de História Quilombola na educação infantil.
D. Obrigatoriedade de acesso de toda a população que vive em quilombos à educação oferecida fora das áreas quilombolas.
E. Obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica.
User badge image
Desafios para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre os avanços na educação relacionados à população quilombola, vamos analisar cada uma das alternativas: A. Obrigatoriedade do ensino da cultura africana e quilombola nos cursos de Artes. - Embora importante, não é o principal avanço relacionado à educação para a população quilombola. B. Obrigatoriedade da comemoração do dia 20 de novembro nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros. - Essa data é significativa, mas não se trata de um avanço educacional direto. C. Obrigatoriedade do ensino de História Quilombola na educação infantil. - Essa é uma proposta relevante, mas não é a mais abrangente. D. Obrigatoriedade de acesso de toda a população que vive em quilombos à educação oferecida fora das áreas quilombolas. - Essa é uma questão de acesso, mas não se refere diretamente ao conteúdo educacional. E. Obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica. - Esta é uma diretriz que abrange a inclusão da história e cultura afro-brasileira, incluindo a população quilombola, em todo o sistema educacional. Dentre as opções, a que representa o principal avanço relacionado à atenção à educação da população quilombola é: E. Obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O território que viria a ser conquistado pelos portugueses era ocupado por diferentes nações indígenas, desde a Região Amazônica, passando pelo cerrado e pela faixa litorânea. Sobre os esses povos, são feitas as seguintes afirmacoes:
Qual(is) está(ão) correta(s)?
I – Eram todos pertencentes a dois grupos distintos, os tupis e os tapuias, uma divisão existente antes da chegada dos portugueses à América.
II – Na faixa litorânea, tinham relativa homogeneidade, sendo característica a ocupação dos tupis-guaranis.
III – Nos primeiros contatos, estabeleceram relações de escambo com os portugueses, trocando sua mão de obra por quinquilharias europeias.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas I e II.
E. Apenas II e III.

Jean de Léry foi um cronista francês que visitou a colônia francesa instalada no território da América portuguesa. Em 1556, publicou seu livro, Viagem à terra do Brasil, em que narra a seguinte experiência:
A qual aspecto da história da conquista e expansão europeia na América o trecho faz referência?
A. À diminuição do comércio de escravizados, em virtude da sazonalidade com que os franceses aportavam na América.
B. À comercialização de prisioneiros de guerras intertribais, em detrimento da prática dos rituais antropofágicos.
C. Ao impedimento da comercialização de homens, permitindo as práticas de compra e venda apenas de mulheres e crianças.
D. Às dificuldades de comunicação entre franceses e nativos, devido à inabilidade dos intérpretes de aprender a língua nativa.
E. À escassez de alimentos, que levou os índios não antropofágicos a realizarem rituais canibais em suas próprias nações.

Os primeiros colonos a se estabelecerem no território da América portuguesa reconheceram a importância que a guerra tinha nas relações intertribais e, dessa forma, aproveitaram-se dos conflitos entre os indígenas em benefício próprio.
Assinale a alternativa que apresenta a vantagem de que os portugueses poderiam usufruir dos confrontos intertribais:
A. Suprimento de mão de obra.
B. Extermínio dos indígenas “tapuias”.
C. Aumento do número de fiéis para o catolicismo.
D. Controle da natalidade dos indígenas.
E. Promoção da paz a partir do colonato.

Ao contatarem os povos indígenas que ocupavam o litoral da América portuguesa, uma das práticas culturais que mais chocou os europeus foi o ritual da antropofagia.
Sobre o tema tratado no texto e o contato entre indígenas e europeus, são feitas as seguintes afirmações. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os rituais antropofágicos estavam vinculados às guerras intertribais e eram considerados importantes tanto para vencedores como para vencidos.
( ) O paulatino abandono dessa prática pelos indígenas é uma evidência do abandono da selvageria e do ingresso na civilização.
( ) A antropofagia, além de uma prática cultural, era uma forma de lidar com o problema da fome existente durante o período colonial.
( ) A comercialização dos prisioneiros de guerra, em vez da realização dos rituais antropofágicos, foi uma vantagem conseguida pelos colonizadores.
A. F – F – V – V.
B. F – F – F – V.
C. F – V – V – F.
D. V – F – V – F.
E. V – F – F – V.

Durante o período colonial brasileiro, uma série de personagens elaborou relatos sobre os povos indígenas que ocupavam o território da América portuguesa. O senhor de engenho Gabriel Soares de Souza foi um deles.
A partir de seus conhecimentos sobre a organização social indígena, avalie as afirmações:
I – O escritor Gabriel Soares de Souza estava correto em relação aos indígenas, já que, por não terem a figura do rei, não apresentavam nenhuma organização social.
II – A visão de Gabriel Soares de Souza expressa nesse trecho evidencia o etnocentrismo, pois, por terem uma organização social distinta da europeia, esta não foi considerada.
III – A ausência de obediência familiar expressa por Gabriel Soares de Souza é um indício da forma como os indígenas se organizavam familiarmente.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas I e II.
E. Apenas II e III.

A palavra indígena denota que o povo é originário de determinado país, localidade ou região. Os povos indígenas apresentam algumas características. Dentre as afirmações abaixo, destaque a alternativa correta:
A. Os costumes e características dos povos indígenas são os mesmos, não sofrendo alterações ao longo dos anos.
B. Os povos indígenas ocuparam o território brasileiro a partir da vinda dos portugueses para cá.
C. A divisão territorial dos países da América do Sul coincide com a ocupação indígena das terras.
D. Uma das principais características dos povos indígenas é que eles têm uma estrita relação com a natureza.
E. Esses povos são considerados nativos ou originários da Europa e vieram para cá junto com os colonizadores.

Mais conteúdos dessa disciplina