Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Até mesmo as emoções propriamente ditas, o medo, a felicidade, a tristeza, a simpatia e a vergonha visam a regulação da vida, direta ou indiretamente. Não quer isso dizer que cada vez que nos emocionamos estejamos contribuindo imediatamente para a nossa sobrevida e bem-estar [...], mas o fato de que certas emoções acabam por ser pouco ou nada adaptativas, em certas circunstâncias humanas atuais, não nega de forma nenhuma o papel adaptativo que essas funções desempenharam na regulação da vida em fases bem diferentes da evolução.” Fonte: DAMASIO, A. Em busca de Espinosa: Prazer e Dor na Ciência dos Sentimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 34.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competências sociais e inteligência emocional, pode-se afirmar que:
A. os fatores sociais e culturais são relativos às emoções de fundo, aprendidas através do ambiente.
B. as emoções são respostas químicas e neurais, atribuídas a eventos que se relacionam com a sobrevivência dos animais e seres humanos.
C. emoções negativas como raiva, tristeza e medo afetam pessoas que necessitam desenvolver mais inteligência emocional.
D. estar mais alinhado com a razão do que com a emoção garante melhor competência social.
E. as emoções originam-se na infância a partir das relações com os país e educadores.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao trecho apresentado e ao tema de competências sociais e inteligência emocional: A. os fatores sociais e culturais são relativos às emoções de fundo, aprendidas através do ambiente. - Esta afirmação é verdadeira, pois as emoções podem ser influenciadas pelo ambiente social e cultural, mas não aborda diretamente o papel adaptativo das emoções. B. as emoções são respostas químicas e neurais, atribuídas a eventos que se relacionam com a sobrevivência dos animais e seres humanos. - Esta opção é correta, pois as emoções têm uma base biológica e estão ligadas à sobrevivência, conforme mencionado no trecho. C. emoções negativas como raiva, tristeza e medo afetam pessoas que necessitam desenvolver mais inteligência emocional. - Embora essa afirmação tenha um fundo de verdade, ela é muito generalizada e não aborda o papel adaptativo das emoções. D. estar mais alinhado com a razão do que com a emoção garante melhor competência social. - Essa afirmação é questionável, pois a inteligência emocional envolve a capacidade de equilibrar razão e emoção, e não apenas priorizar a razão. E. as emoções originam-se na infância a partir das relações com os pais e educadores. - Embora as emoções sejam influenciadas por experiências na infância, essa afirmação não abrange o papel adaptativo das emoções em diferentes fases da evolução. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com o trecho e o conteúdo sobre competências sociais e inteligência emocional é: B. as emoções são respostas químicas e neurais, atribuídas a eventos que se relacionam com a sobrevivência dos animais e seres humanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Quando as pessoas se relacionam umas com as outras, conseguem ser mais criativas e mais eficientes nas tomadas de decisão, quer se trate de um grupo de alunos, de um casal ou de um grupo de gestores de topo [...]. Neste pressuposto, o desenvolvimento e o treino de competências sociais e emocionais ganham maior expressão e surge como parte integrante para o sucesso não apenas ao longo da vida acadêmica, mas também social, familiar ou pessoal [...].” Fonte: SANTOS, C.F.C. Programa de Promoção de Competências Socio-Emocionais e Atencionais: Concepção, implementação e avaliação do programa Perlimpimpim em crianças do 3º ano de escolaridade. Mestrado Integrado de Psicologia. Universidade de Lisboa, 2016.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre as competências sociais, pode-se afirmar que:
A. em competência relacional – trabalho em equipe, um dos grandes desafios é garantir que os conflitos que surgirem sejam construtivos.
B. para que as pessoas se relacionem de forma saudável, é necessário que a opinião do outro seja considerada em prol de sua própria opinião.
C. quando se tem competências relacionais e sociais, os conflitos são evitados e os problemas são inexistentes.
D. as competências sociais são inatas, sendo assim, há pessoas difíceis de lidar e outras fáceis de lidar, desde o nascimento.
E. os níveis de complexidade relativos a competências sociais são diferentes em relação a outras competências comportamentais.

Mais conteúdos dessa disciplina