Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte citação: “Ao longo de seu tempo histórico, as línguas mudam: há mudanças fônicas, mórficas, sintáticas e léxico-semânticas. Contudo, a história de uma língua, como a história dos homens, como disse Michel Foucault, ‘não é uma duração: é uma multiplicidade de tempos que se emaranham e se envolvem uns nos outros’.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Teorias da mudança linguística e a sua relação com a(s) história(s) da(s) língua(s). . Acesso em 13 fev. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, as mudanças linguísticas ocorrem, pois:
A A variação é um processo natural de adaptação de todas as línguas.
B As línguas estão dicionarizadas e há conflitos entre os dicionários no que diz respeito a descrever como se escreve e como se fala a língua.
C A língua evolui para uma normatização definitiva.
D As gramáticas normativas acompanham e descrevem as novas possibilidades de se falar e escrever a língua padrão.
E Os falantes falam conforme o padrão prescrito nas gramáticas normativas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da citação e os princípios da sociolinguística: A) A variação é um processo natural de adaptação de todas as línguas. - Esta alternativa está correta, pois a variação linguística é um fenômeno natural e contínuo nas línguas, refletindo mudanças sociais, culturais e históricas. B) As línguas estão dicionarizadas e há conflitos entre os dicionários no que diz respeito a descrever como se escreve e como se fala a língua. - Embora existam dicionários, essa afirmação não aborda diretamente a razão das mudanças linguísticas. C) A língua evolui para uma normatização definitiva. - Essa afirmação é problemática, pois as línguas estão sempre mudando e não há uma normatização definitiva. D) As gramáticas normativas acompanham e descrevem as novas possibilidades de se falar e escrever a língua padrão. - Embora as gramáticas normativas tentem descrever a língua, elas não são a causa das mudanças linguísticas. E) Os falantes falam conforme o padrão prescrito nas gramáticas normativas. - Essa afirmação é simplista, pois os falantes muitas vezes não seguem rigidamente as normas prescritas. Diante dessa análise, a alternativa que melhor reflete a ideia de que as mudanças linguísticas ocorrem como um processo natural e contínuo é: A) A variação é um processo natural de adaptação de todas as línguas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “[Um] dos maiores desafios das aulas de português diz respeito, sem dúvida, ao tratamento da variação linguística e, fundamentalmente, aos saberes gramaticais – permeados por diferentes normas linguísticas – que devem estar presentes na escola. [...] A multifacetada realidade brasileira em todas as suas expressões socioculturais, reflete-se na produtiva e saudável convivência de diversas variedades linguísticas da vida escolar.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 9.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação linguística e o ensino da língua materna, na perspectiva dos estudos sociolinguísticos, analise as afirmativas a seguir e identifique o que é importante fazer para que a aprendizagem da língua seja significativa, assinalando V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Utilizar textos produzidos pelos próprios alunos.
II. ( ) Esclarecer as diferenças no uso da língua falada e da língua escrita.
III. ( ) Identificar, juntamente com os alunos, dialetos diversos em diferentes produções orais e escritas.
IV. ( ) Insistir no uso exclusivo da norma culta da língua de modo a fazer com que o aluno aprenda a escrever e a falar de acordo com o que prescreve as gramáticas normativas.
A V – V – F – V
B V – F – V – V
C F – V – V – V
D V – V – V – F
E F – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina