Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Diante da incógnita existente sobre como funciona os processos de aquisição de conhecimento, os docentes devem entender que seus alunos possuem um cérebro que está absolutamente desenhado para aprender, ou seja, que procura significados naquilo que faz, buscando sentido e padrões para compreender as informações.
Diante desta observação, analise as sentenças a seguir:
I- Desde o seu nascimento, o sujeito começa a aprender de forma abstrata. Contudo, a partir do condicionamento de seus pais e/ou professores, começa a adquirir as formas de conhecimento propriamente dito.
II- O contato visual também é um instrumento para adquirir conhecimento.
III- Os aspectos sociais não servem como objetos de aprendizagem.
IV- Os aspectos de aprendizagem autônoma são uma pseudoteoria.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Desde o seu nascimento, o sujeito começa a aprender de forma abstrata. Contudo, a partir do condicionamento de seus pais e/ou professores, começa a adquirir as formas de conhecimento propriamente dito. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois o aprendizado começa desde o nascimento, mas a forma como é descrita pode ser confusa. O aprendizado abstrato não é o primeiro tipo de aprendizado que ocorre. II- O contato visual também é um instrumento para adquirir conhecimento. Verdadeiro, o contato visual é fundamental para a aprendizagem, pois ajuda na percepção e na compreensão do ambiente. III- Os aspectos sociais não servem como objetos de aprendizagem. Falso, os aspectos sociais são extremamente importantes para a aprendizagem, pois a interação social é uma parte crucial do processo de aprendizado. IV- Os aspectos de aprendizagem autônoma são uma pseudoteoria. Falso, a aprendizagem autônoma é um conceito reconhecido e importante na educação, não sendo uma pseudoteoria. Com base nas análises, apenas a sentença II está correta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: nenhuma das alternativas apresentadas está correta, pois não há uma combinação que inclua apenas a sentença II. Se precisar de mais ajuda, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Psicopedagogia é uma área independente, mas ligada à psicologia. Seus estudos, como os distúrbios de aprendizagem, que dificultam o domínio, por exemplo, de uma criança ou adolescente, das matérias escolares, implicam considerar o que a psicologia sabe sobre a aprendizagem e suas dificuldades. Como base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Psicopedagogia estuda a aprendizagem humana normal e patológica, buscando reintegrar ao processo de construção do conhecimento o sujeito que apresenta problemas de aprendizagem.
( ) Faz parte da identidade da psicopedagogia definir as teorias e as técnicas psicológicas que, com as devidas transformações, ela necessita para cumprir seu papel.
( ) O psicopedagogo, enquanto profissional, compromete-se em analisar e se possível intervir nos aspectos que dificultam, ou eventualmente favorecem, a aprendizagem de conteúdos escolares.
( ) A psicopedagogia também atua em empresas, hospitais e creches.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - F - F.

Como na educação, na psicologia existem teóricos que orientam as práticas a serem seguidas em cada área de atuação. A teoria psicanalítica freudiana também possui suas aplicações à educação escolar.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esta teoria considera que a escola é um ambiente em que a criança deve ter liberdade irrestrita para manifestar qualquer comportamento.
( ) É de extrema importância levar a criança a desenvolver domínio no que tange a seus instintos.
( ) O entendimento das fases do desenvolvimento e da formação da personalidade dos alunos fazem parte desta teoria.
( ) A teoria psicanalítica considera benéfico a escola reprimir os impulsos da criança desde a mais tenra idade.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - F.

A palavra aprendizagem nos remete a pensar que se trata unicamente do aprendizado escolar, ou seja, acadêmico. Contudo, há vários tipos de aprendizagem, devemos analisar a aprendizagem humana em seu conjunto, pois os indivíduos aprendem de maneiras muito diferentes, em função de seus interesses, de suas possibilidades e das situações em que se encontram.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A prática da vida.
II- Valores e a vivência social.
III- Costumes e significados sociais.
IV- Teorias científicas e o estudo do comportamento social.
( ) Atividades acadêmicas.
( ) Respeito à pessoa idosa.
( ) Fazer um sanduíche.
( ) Festa de família.

Quando priorizamos a educação, estamos prontos para enfrentar qualquer adversidade que se faça presente. O conceito de educação é um conceito amplo e, mediante esta amplitude, divide-se em educação formal, não formal e informal.
Sobre a educação formal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação formal restringe-se ao convívio familiar, no qual são transmitidos às crianças crenças e valores.
( ) Consiste em favorecer experiências de cunho positivo no que tange à aprendizagem e ao ajustamento.
( ) Na educação formal, favorece-se e reforça-se momentos em que professor e alunos aprendem juntos a conviver em grupo.
( ) Os principais teóricos da educação consideram a escola um ambiente nulo, quando tratam da educação formal.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - F.
d) V - F - F - V.

A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis.
Sobre as competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar.
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos, de acordo com a CLT.
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais.
IV- Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, orientação profissional e preparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade etc.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Analisar e propor alternativas de reestruturação das relações funcionais entre os setores da escola, promovendo maior participação de todos nas tomadas de decisões e na avaliação e monitoramento das ações e resultados.
II- Avaliar e intervir sobre a qualidade das interações de sala de aula, para que as relações professor-aluno, entre alunos e dos alunos com outros agentes educativos sejam melhor aproveitadas.
III- Analisar e dinamizar os espaços e os eventos educativos da escola, visando à melhor exploração educativa, superando o ritualismo das ações e arranjos ambientais.
IV- Desenvolver e conduzir programas para as crianças/jovens, para promoção de condições de aprendizagem e de desenvolvimento parcial do aluno e na prevenção de deficiências funcionais, bem como programas complementares para os cuidadores de alunos portadores de necessidades educativas especiais.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A escola é uma instituição complexa. As sociedades atuais acumularam muito conhecimento, mas ainda há muito a se conhecer.
Sobre as funções da escola com relação às crianças, conforme Derval (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Manter as crianças ocupadas, enquanto seus pais estão em suas atividades.
II- Colocá- las em contato com outras crianças, ensinando- lhes condutas sociais.
III- Fazer com que adquiram habilidades como ler e escrever.
IV- Submetê- las a provas que servem de seleção para a vida profissional.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A aprendizagem depende da motivação, do interesse e da necessidade da criança. Para que haja desenvolvimento afetivo e cognitivo, deve-se encorajar a criança à autonomia e pensamento crítico, levando em consideração o fato de o desenvolvimento depender do equilíbrio afetivo.
Sobre a motivação na aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de incentivo não pode dar atenção aos alunos pelos valores empíricos.
( ) A motivação é um processo que ajuda o acadêmico psicologicamente, para que ele possa atingir seu objetivo e seguir para intenções mais altas.
( ) A motivação impulsiona os aspectos psicofisiológicos do acadêmico nos processos mentais, físicos e psíquicos para que ele possa enriquecer seus aspectos intelectuais.
( ) A escola em si jamais encontrará dificuldades em motivar seu alunos.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - F - V.
d) F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina