Logo Passei Direto
Buscar
Considere a afirmação de que em relação a Deficiência visual há um predomínio teórico dos preceitos terapêuticos e clínicos no processo de inclusão escolar dos alunos.
De acordo com Felipe Mianes, a intervenção pedagógica com um aluno com deficiência visual precisa considerar os seguintes aspectos:
I. O aluno com deficiência é igual aos demais, pois ele é um aluno como os outros, e não há mal nenhum nisso, muito pelo contrário.
II. Os parâmetros terapêuticos e clínicos objetivam aceitar as diferenças fazendo com que todos os alunos sejam os mais “normais” possíveis.
III. Não se nega a diferença e a limitação corporal de um aluno com alguma deficiência, mas se entende que os conceitos ligados a deficiência foram inventados, que fazem parte de um discurso em determinado tempo e espaço.
IV. A deficiência é mais do que a limitação biológica, ela não apresenta um caráter discursivo, de construção social.
A) I, II e III.
B) II e III.
C) III.
D) II, III e IV.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O aluno com deficiência é igual aos demais, pois ele é um aluno como os outros, e não há mal nenhum nisso, muito pelo contrário. Essa afirmativa é verdadeira em um sentido de inclusão, mas pode ser considerada simplista, pois não aborda as especificidades que um aluno com deficiência visual pode ter. Portanto, não é totalmente correta no contexto da intervenção pedagógica. II. Os parâmetros terapêuticos e clínicos objetivam aceitar as diferenças fazendo com que todos os alunos sejam os mais “normais” possíveis. Essa afirmativa é problemática, pois sugere que a inclusão se baseia em tornar os alunos "normais", o que não é o objetivo da inclusão. Portanto, essa afirmativa é falsa. III. Não se nega a diferença e a limitação corporal de um aluno com alguma deficiência, mas se entende que os conceitos ligados a deficiência foram inventados, que fazem parte de um discurso em determinado tempo e espaço. Essa afirmativa é verdadeira, pois reconhece a construção social da deficiência e a necessidade de entender as diferenças. IV. A deficiência é mais do que a limitação biológica, ela não apresenta um caráter discursivo, de construção social. Essa afirmativa é falsa, pois a deficiência é, sim, entendida como uma construção social e discursiva, além da limitação biológica. Com base nas análises, apenas a afirmativa III é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: C) III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As políticas não são aleatórias ou nos apresentam textos neutros, criados apenas para “ajudar” ou “contribuir” para resolver determinada situação no contexto da prática. As políticas nunca serão neutras.
Com base na afirmação de Sardanha (2006), assinale a alternativa correta.
A) Além de descrever como devem ser as práticas, as políticas acabam inventando tipos específicos de práticas que passam a ser tomadas como naturalizadas no contexto educacional como as mais corretas, por estarem envolvidas com os princípios globais que determinam e constituem os próprios sistemas de ensino.
B) Além de descrever como devem ser as práticas, as políticas são pautadas e criadas pelo Estado e, por isso, são tomadas como naturalizadas no contexto educacional envolvidas com os princípios globais e, por isso, vistas como sendo as mais corretas, determinando e constituindo os próprios sistemas de ensino.
C) As políticas são inventadas pelo Estado e além de descrever como devem ser as práticas, elas passam a ser problematizadas no contexto educacional, sendo vistas como as mais negativas, porque estão envolvidas com os princípios globais que determinam e constituem os próprios sistemas de ensino.
D) As políticas inventam tipos específicos de práticas, além de descrever como elas deve passar a ser tomadas como positivas no contexto educacional vistas como as mais corretas, por estarem envolvidas com os princípios globais que determinam e constituem os próprios sistemas de ensino.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE e suas funções no contexto escolar, é correto afirmar: Assinale a afirmativa correta.
A) O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico, e não clínico o objetivo é enfatizar o olhar pedagógico sobre a aprendizagem do aluno, buscando o professor em sala de aula para que possam construir possibilidades de trabalho, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
B) O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico, cujo o objetivo é enfatizar o olhar para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla que permita a sua inclusão. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho clínico que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
C) O AEE deve ser marcadamente um atendimento pedagógico e clínico, cujo objetivo é enfatizar o olhar para a aprendizagem e para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla que permita a sua inclusão. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho pedagógico que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.
D) O AEE deve ser marcadamente um atendimento clínico, cujo objetivo é enfatizar o olhar para a saúde do aluno, buscando uma visão mais ampla sobre a aprendizagem. O professor em sala de aula deve caracterizar seu trabalho pedagógico que seja capaz de construir possibilidades de aprendizagem, contribuindo assim para esse processo de inclusão.

Mianes afirma que é preciso entender que o trabalho pedagógico deve ocorrer em conjunto, cada qual com sua função tornará a escola um espaço inclusivo para todas as pessoas. O fundamental é a empatia, o conhecimento sobre as diferenças e peculiaridades dos alunos com deficiência, bem como de estrutura física e instrumental adequada para um trabalho exitoso.
Sobre os profissionais do AEE e a deficiência visual, é correto afirmar. Assinale a afirmativa correta:
A) São aqueles que tem formação específica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte ao professor no processo de ensino e aprendizagem. São aqueles que ensinam braile aos alunos que precisam aprender, são os que confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, ou então que adaptam os materiais para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
B) São aqueles que tem formação pedagógica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte aos profissionais da área da saúde. São aqueles profissionais que não podem ensinar o braile aos alunos, são os que confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, ou então que adaptam os materiais para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
C) São aqueles que tem formação pedagógica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte as famílias dos alunos. São aqueles que não ensinam braile aos alunos, pois confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que não fazem adaptações aos livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, pois o material vem pronto do MEC. Eles adaptam os materiais apenas para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.
D) São aqueles que tem formação específica para lidar com algumas deficiências e para dar suporte ao professor no processo de ensino e aprendizagem. São aqueles que ensinam sem o uso do braile aos alunos, pois eles confeccionam os materiais nesse código de escrita para os cegos. São eles que não adaptam os livros para que possam ser lidos pelos softwares leitores de tela, pois eles vêm prontos do MEC. Eles adaptam os materiais somente para os alunos com baixa visão conforme suas necessidades, ou que descrevem imagens ou materiais audiovisuais.

Para realizar o AEE, cabe ao professor que atua nesta área, elaborar o Plano de Atendimento Educacional Especializado – Plano de AEE, documento comprobatório de que a escola, institucionalmente, reconhece a matrícula do estudante público alvo da educação especial e assegura o atendimento de suas especificidades educacionais.
Considerando a Nota Técnica n°04/2014 Secadi/MEC, complete as lacunas com as sentenças corretas e respectivamente conforme a numeração em que aparece na frase: Assinale a alternativa com a sequência correta:
A).1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.
B).1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento pedagógico e não clínico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível ao Plano de AEE.
C).1) É preciso considerar a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da saúde, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento anexo ao Plano de AEE.
D).1) Não se pode considerar imprescindível a apresentação de laudo médico (diagnóstico clínico) por parte do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação – 2) atendimento clínico e não pedagógico – 3) articular-se com profissionais da área da educação, tornando-se o laudo médico, neste caso, um documento imprescindível ao Plano de AEE.

Mais conteúdos dessa disciplina