Logo Passei Direto
Buscar

Direito Processual Civil

Colégio Objetivo
Com relação a responsabilidade patrimonial tratada no CPC, são sujeitos à execução os bens, exceto:
A) do sucessor a título singular, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória;
B) do cônjuge ou companheiro, nos casos em que seus bens próprios ou de sua meação respondem pela dívida;
C) do sócio, em qualquer hipótese;
D) do devedor, ainda que em poder de terceiros;
E) do responsável, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a responsabilidade patrimonial no Código de Processo Civil (CPC), vamos analisar cada uma das alternativas. A) do sucessor a título singular, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória - O sucessor a título singular pode ser responsabilizado, mas em certas condições, especialmente em relação a direitos reais. B) do cônjuge ou companheiro, nos casos em que seus bens próprios ou de sua meação respondem pela dívida - Os bens do cônjuge ou companheiro podem sim ser sujeitos à execução, dependendo da natureza da dívida. C) do sócio, em qualquer hipótese - Os sócios podem ser responsabilizados, mas não em "qualquer hipótese", pois existem limitações, especialmente em sociedades limitadas. D) do devedor, ainda que em poder de terceiros - Os bens do devedor são, em regra, sujeitos à execução, mesmo que estejam em poder de terceiros. E) do responsável, nos casos de desconsideração da personalidade jurídica - A desconsideração da personalidade jurídica visa atingir o patrimônio dos sócios ou administradores, portanto, esses bens podem ser sujeitos à execução. Analisando as alternativas, a que se destaca como exceção à regra de que os bens são sujeitos à execução é a alternativa A, pois o sucessor a título singular não é responsável em certas condições, especialmente em relação a obrigações reipersecutórias. Portanto, a resposta correta é: A) do sucessor a título singular, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

ESTUDOS DISCIPLINARES – CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E PROCESSO DE EXECUÇÃO – 7º SEMESTRE – UNIP MÓDULO 1
Questão 1. São títulos executivos judiciais:
a) a decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo Superior Tribunal de Justiça.
b) a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor.
c) o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público.
d) todas as alternativas estão corretas.
e) nenhuma das anteriores.

Questão 2. Sobre as noções gerais da execução civil, escolha a alternativa correta:
a) Execução mediata é aquela em que há necessidade de instauração de um processo autônomo, sem a citação do devedor.
b) Execução mediata é aquela em que há necessidade de instauração de um processo autônomo, incluindo a citação do devedor.
c) Execução imediata não é a sequência natural do processo de conhecimento.
d) Todos os títulos executivos judiciais, sem exceção, dão ensejo à execução imediata.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

O Supermercado “X” firmou contrato com a pessoa jurídica “Excelência” – sociedade empresária de renome – para que esta lhe prestasse assessoria estratégica e planejamento empresarial no processo de expansão de suas unidades por todo o país. Diante da discussão quanto ao cumprimento da prestação acordada, uma vez que o supermercado entendeu que o serviço fora prestado de forma deficiente, as partes se socorreram da arbitragem, em razão de expressa previsão do meio de solução de conflitos trazido ao contrato. Na arbitragem, restou decidido que assistia razão ao supermercado, sendo a sociedade “Excelência” condenada ao pagamento de indenização, além de multa de 30%.
Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
a) Por se tratar de um título executivo extrajudicial, deve ser instaurado um processo de execução.
b) Por se tratar de um título executivo judicial, será promovido segundo as regras do cumprimento de sentença.
c) A sentença arbitral só poderá ser executada junto ao Poder Judiciário após ser confirmada em processo de conhecimento, quando adquire força de título executivo judicial.
d) A sentença arbitral será executada segundo as regras do cumprimento de sentença, tendo em vista seu caráter de título executivo extrajudicial.
e) Nenhuma das anteriores.

Questão 5. Acerca das disposições do CPC relativas aos procedimentos especiais e ao processo de execução, julgue o item seguinte:
a) Certo. A sentença judicial é cumprida através da execução em sentido estrito.
b) Errado. É inaugurada a fase de cumprimento de sentença.
c) Certo. A sentença constitui um título executivo extrajudicial.
d) Errado. O cumprimento de sentença ocorre dentro do processo de conhecimento.
e) Nenhuma das anteriores.

Questão 6. Acerca dos princípios à execução e ao cumprimento de sentença, escolha a alternativa correta:
a) Uma vez que o CPC 2015 prevê o cumprimento de sentença como fase subsequente ao processo de conhecimento, não subsiste, nesse caso, o princípio da autonomia.
b) De acordo com o princípio da patrimonialidade, o devedor responde, inclusive, com seu futuro direito hereditário, ainda que os autores da herança estejam vivos.
c) O princípio da disponibilidade do processo pelo credor não é absoluto nos casos em que há embargos sobre questão de mérito.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma das anteriores.

Questão 7. De acordo com o Código de Processo Civil de 2015, em relação ao Processo de Execução, assinale a alternativa correta.
a) Em que pese a característica de devedor, este não estará obrigado a arcar com as consequências da mora como juros e atualização monetária, tendo-se em vista que a mora é um assunto de direito material e não processual, não podendo, portanto, ser trazido à tona em procedimento executório.
b) A execução deve suprir a necessidade do credor, visando ao adimplemento, sempre da maneira mais completa possível, independentemente das consequências que resultem ao devedor/executado.
c) No processo de conhecimento, oferecida a contestação, não é possível alterar o pedido ou desistir da ação sem o consentimento do réu. De outra monta, desconsiderando a existência de embargos à execução, no processo de execução, ocorre uma maleabilidade desta regra processual de base, sendo que o credor poderá desistir de toda a execução, de parte dela ou até mesmo de determinados atos executivos.
d) A execução deve propiciar ao exequente exatamente aquilo que obteria com o adimplemento voluntário do devedor, ou seja, exatamente o que consta no título, não sendo, portanto, cabível a substituição por perdas e danos nos casos de impossibilidade de entrega da coisa ou recusa da prestação de fazer ou não fazer.
e) São exemplos de atos expropriatórios: penhora, arresto, exibição de documentos, busca e apreensão, imissão de posse.

Questão 8. Assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Processo Civil.
a) A existência de título executivo extrajudicial não impede a parte de optar pelo processo de conhecimento, a fim de obter título executivo judicial.
b) Os títulos executivos extrajudiciais oriundos de país estrangeiros devem ser previamente homologados pela autoridade judiciária brasileira para estarem aptos para serem executados.
c) Após iniciado o procedimento executório, o exequente tem o direito de desistir apenas de toda a execução, vedada a desistência parcial de apenas algumas medidas executiva.
d) Ainda que as partes e o juízo sejam os mesmos para fins de execução, o exequente não poderá cumular várias execuções quando elas foram fundadas em títulos diferentes.
e) A certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios equipara-se ao título executivo judicial para os fins correspondentes aos créditos nela inscritos.

Questão 9. Sobre o cumprimento de sentença, em linhas gerais:
a) Nunca é admitido provisoriamente.
b) É admitido provisoriamente, mas impõe ao credor o dever de prestar caução ao juízo.
c) Caso o título executivo judicial, no cumprimento provisório, seja reformado, não haverá qualquer responsabilidade patrimonial para o exequente.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Nenhuma das anteriores.

Questão 10. A caução prevista para o cumprimento provisório de sentença.
a) Nunca é obrigatória.
b) Jamais pode ser dispensada, especialmente nos créditos de natureza alimentar.
c) Pode ser dispensada se a sentença a ser provisoriamente cumprida estiver em consonância com súmula da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça ou em conformidade com acórdão proferido no julgamento de casos repetitivos.
d) Não pode ser dispensada sob a alegação de necessidade do credor.
e) Nenhuma das anteriores.

Diante do exposto e de acordo com os ditames da legislação processual civil, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Caso Marco aliene seu patrimônio a fim de impossibilitar o pagamento de obrigação, poderá incorrer em fraude à execução, o que poderá gerar a ineficácia da alienação em relação ao exequente Júlio.
b) As atitudes de Marco que dificultem a realização de penhora poderão ser classificadas como ato atentatório à dignidade da justiça, podendo acarretar em multa de 20% (vinte por cento).
c) Caso Marco aliene seu patrimônio a fim de impossibilitar o pagamento da obrigação, poderá incorrer em fraude contra credores, o que poderá gerar a anulação da alienação em efeitos erga omnes.
d) Caso Marco houvesse manejado embargos à execução e obtido sucesso nesse procedimento com a declaração de inexistência da obrigação que deu ensejo à execução, Júlio teria a obrigatoriedade de ressarcir eventuais danos causados pelo procedimento executivo.
e) Tendo-se em vista que Marco não manejou embargos à execução, Júlio pode desistir de toda a execução, independentemente da concordância de Marco.

Mais conteúdos dessa disciplina