Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A situacionalidade refere-se à adequação do texto com relação à determinada situação. Ela ajusta o texto aos falantes e/ou ouvintes, referencia uma aplicação exata de um texto para um determinado contexto. Para produzirem sentidos, os autores precisam ter ciência de que estão estabelecendo comunicação interativa com o receptor, para convencê-lo da verdade construída dentro de determinada situação sócio-histórica. Sobre o fator situacionalidade, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A situacionalidade, de forma significativa, auxilia a produção e/ou a recepção do texto.
II- A situacionalidade apresenta um conjunto de fatores que fazem um texto proeminente para dada situação corrente ou passível de ser reconstituída.
III- A situação para o texto e do texto para a situação são perspectivas analisadas na situacionalidade.
IV- As perspectivas da situação para o texto e do texto para a situação apontam que um texto pode ser coerente para qualquer situação.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A situacionalidade, de forma significativa, auxilia a produção e/ou a recepção do texto. Verdadeiro, a situacionalidade realmente ajuda na produção e recepção do texto, pois considera o contexto em que a comunicação ocorre. II- A situacionalidade apresenta um conjunto de fatores que fazem um texto proeminente para dada situação corrente ou passível de ser reconstituída. Verdadeiro, a situacionalidade envolve fatores que tornam um texto adequado e relevante para uma situação específica. III- A situação para o texto e do texto para a situação são perspectivas analisadas na situacionalidade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a análise da situacionalidade envolve a relação entre o texto e o contexto. IV- As perspectivas da situação para o texto e do texto para a situação apontam que um texto pode ser coerente para qualquer situação. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois um texto não é necessariamente coerente para qualquer situação; a coerência depende da adequação do texto ao contexto específico. Com base nas análises, as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: C) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A intertextualidade pode ser definida como um diálogo ou cruzamento entre textos. Esse diálogo pressupõe um amplo e complexo universo cultural, que implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. A intertextualidade pode ter diferentes funções, as quais dependem de seus contextos de produção e intencionalidades. Na prática, acontece quando há uma referência de um texto em outro.
Sobre a intertextualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O texto que faz referência a outra obra é absolutamente dependente dela. ( ) Intertextos são quaisquer textos que possuem a mesma temática. ( ) A intertextualidade tanto pode manter o mesmo sentido da obra anterior quanto invertê-lo. ( ) O autor faz referência à outra obra para, a partir dela e de outras, elaborar uma nova obra. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - F.
D F - F - V - V.

Ao escrever, ler e ouvir um texto, são variados os conhecimentos que colocamos em prática para poder codificá-lo ou decodificá-lo. Para que haja o processamento do texto, três são os sistemas de conhecimento que entram em ação: o enciclopédico, o linguístico e o interacional. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O conhecimento da gramática e do léxico utilizados para a organização do texto por meios coesivos que a língua põe à disposição faz parte do conhecimento enciclopédico.
II- O conhecimento interacional relaciona-se ao conhecimento das ações verbais, aquele que envolve as formas de interação pela linguagem.
III- O conhecimento enciclopédico refere-se aos conhecimentos de mundo, tanto os declarativos quanto os episódicos, que são armazenados na memória dos indivíduos.
IV- Os conhecimentos enciclopédico e linguístico são relacionados às palavras ditas ou escritas no texto, ou seja, a experiência, o conhecimento prévio não são parte destes tipos de conhecimento.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos de quem lê o texto. Assim, a coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as partes do texto e dar um sentido completo a ele. Cada palavra tem um sentido individual; quando elas se relacionam, elas formam outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos um conteúdo semântico compreensível. Sobre a coerência textual, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Apesar de todo cuidado que o autor do texto tem, o leitor pode não ter os conhecimentos necessários para entender se o texto é coerente ou não.
II- Todos nós, ao longo de nossa vida, temos experiências e leituras diferentes, o que representa a maneira como lemos e interpretamos os textos que nos são apresentados.
III- Se pensarmos em ler uma obra na área das ciências jurídicas, ainda que bem escrita, podemos não entendê-la em todos os seus aspectos e/ou particularidades, visto que nos faltam conhecimentos à referida ciência.
IV- Em geral, os textos não trazem muita informação implícita ou subentendida e, também, não mencionam todas as relações entre as informações expostas.
V- A construção do sentido depende das informações, conhecimentos e intenções de quem falou e dos conhecimentos, informações disponíveis de quem ouviu.
a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença V está correta.

Bakhtin (2003) aborda a palavra como um importante elemento da linguagem. Ela tem um sentido e uma utilidade especial porque está sempre sendo conduzida para um interlocutor. Sobre a palavra, pode-se afirmar que:
a) Tem um processo inativo.
b) Ela não sobrevive a mudanças.
c) Ela é um produto social e pode ser vista como um objeto.
d) Ela não é estática, é mutável e facilita as relações sociais.

A leitura é uma atividade na qual tanto o leitor quanto o receptor estão em processo de interação. Para que isso aconteça, faz-se necessária a produção de sentido do texto. Assim, o leitor acionará várias estratégias sociocognitivas pelas quais serão ativados vários tipos de conhecimentos para a realização do processamento textual.
Acerca dos conhecimentos que o leitor necessita desenvolver para um bom entendimento textual, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Conhecimento linguístico. II- Conhecimento enciclopédico. III- Conhecimento interacional. ( ) É aquele que se encontra retido na memória de cada sujeito, tanto pode ser o conhecimento do tipo declarativo, quanto do tipo episódico. ( ) É o conhecimento acerca das ações verbais, ou seja, sobre as maneiras de interação realizadas através da linguagem. Ele engloba os conhecimentos ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. ( ) Compreende o conhecimento gramatical e lexical, sendo o responsável pela articulação do som e do sentido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - III - I.
b) I - III - II.
c) I - II - III.
d) III - I - II.

Baseado no texto ?Receita de herói?, de Reinaldo Ferreira (1991), analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao falar de como se faz um herói, o poeta não utiliza elementos de uma receita de cozinha.
II- O poema de Reinaldo Ferreira faz uma referência às receitas culinárias - a referência não é clara, direta, a nenhuma receita em específico, mas o modo como o texto é construído lembra tais receitas.
III- Podemos dizer que o poema Receita de herói é um exemplo de intertextualidade implícita.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Textualidade é tudo aquilo que faz com que um texto seja um texto e não um amontoado de palavras, frases e/ou orações. Dentre os fatores de textualidade, há a coesão e a coerência e há os denominados fatores pragmáticos por estarem relacionados às situações de significação, ao uso da linguagem em contextos reais de produção de sentido, que são: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade.
Partindo do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Situacionalidade. II- Informatividade. III- Intencionalidade. IV- Aceitabilidade. ( ) Todo texto necessita conter informações e/ou dados acerca do assunto abordado. Por exemplo: se falo sobre o aborto, certamente necessito informar alguns dados aos leitores sobre o assunto. Caso não isso não aconteça, não é texto. ( ) É essencial ao receptor ou ao leitor do texto. Se minha escrita diz que tiro leite de uma ave e você acha que isso é coerente por algum motivo, está aceitando o meu escrito como um texto. Se você não concorda, o meu escrito, pragmaticamente falando, não é um texto. ( ) Um bom exemplo deste fator é quando um professor indica um tema, o aluno demonstra na sua produção a intenção de elaborar um conteúdo dentro da temática solicitada. Nenhum texto é puro, todos têm uma intenção. ( ) O contexto sociocomunicativo é um fato muito importante para a elaboração da textualidade de um escrito. Por exemplo: preciso escrever sobre a situação política no Brasil. Se meus escritos indicam que vivemos em uma ditadura militar, no momento, estarei escrevendo uma falácia a respeito do assunto, pois nosso processo político subordina-se a uma democracia. Quando escrevo uma mentira que contraria a situação em que a temática textual se insere, meu escrito está, dentro da pragmática, falhando como texto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - IV - III - I.
b) I - II - III - IV.
c) I - III - IV - II.

Para entender melhor o conceito de intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra. ?Inter? é um sufixo de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, ou seja, todo o texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Assim, a presença da intertextualidade cumpre diversos papéis no texto, como o da veracidade, credibilidade, mostrar aprovação ou reprovação com relação a algum fato. Neste contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Intertextualidade explícita. II- Intertextualidade implícita. ( ) É de fácil percepção, pois a fonte de onde foi extraído o texto vem acompanhada. ( ) A fonte não é explicitada no texto, dessa maneira o leitor necessita recorrer aos seus conhecimentos prévios de mundo para entender o texto. ( ) As alusões que aparecem na paródia, em certos tipos de paráfrase e de ironia, são exemplos de intertextualidade. ( ) Esse tipo de intertextualidade costuma aparecer no discurso relatado, nos resumos, resenhas, na conversação, entre outras. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - I - II - II.
b) I - II - I - II.
c) I - II - II - I.
d) II - I - II - I.

Um texto, para ser coerente, deve recorrer aos seus conhecimentos de mundo, verificando se são compatíveis com o texto apresentado. Além disso, é necessário saber o fator textualidade, a fim de perceber se sua ocorrência afeta a produção de sentido.
Dentre os fatores de textualidade estudados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A intencionalidade está relacionada com a cooperação entre o produtor e o receptor do texto, ou seja, com o esforço feito por ambos para garantir sentido ao texto. ( ) A aceitabilidade é formada por fatores que tornam um texto relevante para determinada situação de comunicação. ( ) A intertextualidade é a relação que um determinado texto estabelece com outros textos, produzidos em outras situações comunicacionais. ( ) A situacionalidade está relacionada com as pretensões do autor/produtor/emissor, com o que ele pretende com aquele texto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina