Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao período pós-operatório, seu período de início compreende:
a) quando se toma a decisão de realizar a intervenção cirúrgica e termina quando o cliente é transferido para a sala de operação.
b) com a transferência do cliente para a sala de operação e continua até que o cliente seja admitido na unidade de recuperação anestésica.
c) com a chegada do cliente ao Centro Cirúrgico até a sua alta da sala de recuperação anestésica.
d) exclusivamente o período posterior à realização de cirurgias de emergência e/ou consequentes traumatismos.
e) a admissão do cliente na unidade de recuperação anestésica e termina após a avaliação de acompanhamento na clínica ou em casa.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para entender o período pós-operatório, é importante saber que ele se inicia após a cirurgia e abrange o tempo em que o paciente está se recuperando da anestesia e da intervenção cirúrgica. Analisando as alternativas: a) Quando se toma a decisão de realizar a intervenção cirúrgica e termina quando o cliente é transferido para a sala de operação. - Esta opção descreve o período pré-operatório, não o pós-operatório. b) Com a transferência do cliente para a sala de operação e continua até que o cliente seja admitido na unidade de recuperação anestésica. - Esta opção também se refere ao período pré-operatório. c) Com a chegada do cliente ao Centro Cirúrgico até a sua alta da sala de recuperação anestésica. - Esta opção descreve corretamente o período pós-operatório, pois abrange desde a chegada ao centro cirúrgico até a alta da sala de recuperação. d) Exclusivamente o período posterior à realização de cirurgias de emergência e/ou consequentes traumatismos. - Esta opção é muito restrita e não abrange o conceito geral de pós-operatório. e) A admissão do cliente na unidade de recuperação anestésica e termina após a avaliação de acompanhamento na clínica ou em casa. - Esta opção é um pouco confusa, pois o pós-operatório pode incluir mais do que apenas a recuperação anestésica. Portanto, a alternativa correta é: c) Com a chegada do cliente ao Centro Cirúrgico até a sua alta da sala de recuperação anestésica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No segundo semestre de 2015, determinado hospital recebeu a visita da ANVISA que questionou a existência de várias irregularidades no que se refere ao fluxograma de material e do pessoal do setor, assim como os processos de limpeza e esterilização de materiais médico-odontológicos.
Considerando o exposto, assinale a assertiva CORRETA.
A) O material entra pelo expurgo é lavado/desinfetado e empacotado neste setor e enviado para o setor de esterilização onde será esterilizado por meio físico ou fisicoquímico e, depois de esfriado, será armazenado no setor de armazenamento e distribuição.
B) O material entra pelo expurgo, é lavado/desinfetado, segue para o setor de preparo onde será embalado de acordo com o tipo de artigo a ser esterilizado, vai em seguida para o setor de esterilização onde será esterilizado, por meio físico, através da autoclave (se o material for termo sensível) ou estufa (se o material for termo resistente) e, depois de esfriado, será armazenado no setor de armazenamento e distribuição.
C) O material entra pelo expurgo, é desinfetado, segue para o setor de preparo onde será lavado e embalado em papel grau cirúrgico, depois é encaminhado ao setor de esterilização onde será realizada a esterilização por meio físico através da estufa ou químico (por plasma de peróxido de hidrogênio) e, depois de esfriado, será armazenado no setor de armazenamento e distribuição.
D) O material entra pelo expurgo é lavado/desinfetado, segue para o setor de preparo onde será embalado em papel grau cirúrgico, depois é encaminhado ao setor de esterilização onde será realizada a esterilização por meio físico através da estufa ou por plasma de peróxido de hidrogênio e, depois de esfriado, será armazenado no setor de armazenamento e distribuição.
E) O material entra pelo expurgo, é lavado/desinfetado, segue para o setor de preparo onde será embalado de acordo com o tipo de artigo a ser esterilizado, vai em seguida para o setor de esterilização, onde será realizada a esterilização por meio físico através da autoclave (se o material for termo resistente) ou físicoquímico (se o material for termo sensível) e, depois de esfriado, será armazenado no setor de armazenamento e distribuição.

Existem condições que podem afetar o processo de cicatrização da ferida operatória como o processo de infecção, profundidade, inchaço, contaminação e presença de exsudato, processo traumático, pouca umidade no interior da ferida, substâncias estranhas, hematoma e morte tecidual (necrose).
Quais os fatores sistêmicos, relacionados ao hospedeiro, podem prejudicar o processo cicatricial?
A) Má oxigenação e doenças crônicas.
B) Doença metabólica e corpo estranho.
C) Hipervitaminose K e deficiência proteica.
D) Tensão na linha de sutura e desnutrição.
E) Desnutrição e hipervitaminose C e A.

É um tema relevante na vida dos profissionais de enfermagem, visto que, estes profissionais estão expostos a materiais biológicos potencialmente contaminados, principalmente os profissionais que desenvolvem suas atividades em áreas críticas dos hospitais.
O enunciado acima se refere a:
A) Promoção e assistência à saúde.
B) Áreas críticas.
C) Enfermagem perioperatória.
D) Riscos ocupacionais.
E) Biossegurança.

O centro cirúrgico é uma unidade hospitalar considerada crítica do ponto de vista clínico, tecnológico e principalmente microbiológico.
Correlacione as colunas abaixo, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa CORRETA.
(1) Assepsia
(2) Antissepsia
(3) Desinfecção
(4) Esterilização
A) 3, 2, 4, 1.
B) 4, 2, 3,1.
C) 1, 3, 4, 2.
D) 4, 3, 2,1.
E) 3,1, 2, 4.

Para assegurar um fluxo de trabalho contínuo e efetivo, a CME segue normas da RDC nº 15/2012 da ANVISA, que preconiza que a CME deve ser dividida por setores e todo o fluxo dos materiais precisa ser unidirecional, com presença de barreiras físicas para garantir a eficiência do trabalho.
Com base no assunto estudado, assinale a alternativa que melhor descreve a sequência correta, recomendada pela ANVISA, das áreas/barreiras existentes na CME.
A) Área limpa (preparo de material e carga), área estéril (guarda do material esterilizado), área suja (expurgo).
B) Área suja (expurgo), área estéril (guarda do material esterilizado), área limpa (preparo de material e carga).
C) Área estéril (expurgo), área limpa (preparo de material), área suja (expurgo).
D) Área estéril (guarda do material esterilizado), área limpa (preparo de material e carga), área suja (expurgo).
E) Área suja (expurgo), área limpa (preparo de material e carga), área estéril (guarda do material esterilizado).

Sobre Feridas Cirúrgicas, julgue os itens a seguir:
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I- A FC (ferida cirúrgica) é uma lesão traumática intencional, resultante de um corte ou incisão no tecido tegumentar produzido por instrumental cirúrgico, formando uma abertura em uma região do corpo, realizando-se, por conseguinte, a aproximação das bordas cutâneas, por meio de um procedimento chamado de sutura.
II- Todo procedimento cirúrgico gera transtornos aos tecidos e sistemas orgânicos. Dentre os possíveis transtornos, podemos destacar: as perdas sanguíneas ou pequenas hemorragias, aumento da permeabilidade vascular, alterações no sistema endócrino, entre outros.
III- As fases de cicatrização é o processo de reparação do tecido tissular, que envolve a regeneração de células de qualquer ferida, e identificam-se três fases consecutivas, que são controladas por fatores de crescimento e pela percepção do sistema nervoso do indivíduo.
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas a I.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.

Atualmente, o tema biossegurança tem provocado muitas discussões no seio da comunidade científica brasileira, resultando na ampliação dos conhecimentos a respeito dessa questão.
Correlacionando o texto acima as áreas hospitalares responda a INCORRETA.
A) Como exemplo de área crítica, temos a Unidade de Terapia Intensiva.
B) As áreas críticas possuem risco médio para infecção.
C) As áreas não críticas possuem menor possibilidade ou risco de infecção.
D) Como exemplo de áreas não críticas, temos o almoxarifado.
E) Como exemplo de área semicrítica, temos as enfermarias.

Dentre as complicações no pós-operatório, podemos citar alterações respiratórias, cardíacas, distúrbios hidroeletrolíticos, processos alérgicos, entre outros.
Assim, a evisceração é:
A) Ruptura parcial dos planos anatômicos que compõe a ferida cirúrgica.
B) Deiscência completa ou total com saída para o exterior de vísceras intraperitoneais.
C) Drenagem de exsudato purulento pela cicatriz cirúrgica.
D) Deiscência parcial da sutura cirúrgica.
E) Hemorragia, sangramento visível ou não do local de incisão.

O conhecimento acerca dos processos fisiológicos orgânicos que envolvem a cicatrização ajuda o enfermeiro a reconhecer a fase em que se encontra a ferida.
O processo cicatricial encontra-se dividido em quatro fases distintas. Assinale a alternativa com as fases e a sequência CORRETAS.
A) Coagulação, hemostasia, propagação, modificação.
B) Hemostasia, inflamação, proliferação, remodelação.
C) Inflamação, hemostasia, proliferação, remodelação.
D) Inflamação, hemostasia, propagação, remodelação.
E) Hemostasia, coagulação, proliferação, modificação.

Mais conteúdos dessa disciplina