Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Negri e Hardt, Assinale as alternativas verdadeiras:
a. Somente as alternativas "a" e "c" são verdadeiras.
b. Os eixos das lutas mais importantes empreendidas pela "multidão" são: o direito à cidadania global, o direito a um salário social e o direito à reapropriação do produto de seu trabalho pelo proletariado;
c. O "Éter" consubstancia a democracia e suas possibilidades, assim como o manejo da cultura e dos sistemas de comunicação como instrumentos de controle social;
d. As experiências comunistas ortodoxas mostraram sua inviabilidade com a queda regime soviético e a adoção das reformas capitalistas na China;
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: a) Somente as alternativas "a" e "c" são verdadeiras. - Esta opção não pode ser avaliada sem saber se "a" e "c" são verdadeiras. b) Os eixos das lutas mais importantes empreendidas pela "multidão" são: o direito à cidadania global, o direito a um salário social e o direito à reapropriação do produto de seu trabalho pelo proletariado; - Esta afirmação está alinhada com as ideias de Negri e Hardt sobre a "multidão" e suas lutas. c) O "Éter" consubstancia a democracia e suas possibilidades, assim como o manejo da cultura e dos sistemas de comunicação como instrumentos de controle social; - Esta afirmação também reflete conceitos discutidos por Negri e Hardt, especialmente em relação ao controle social. d) As experiências comunistas ortodoxas mostraram sua inviabilidade com a queda do regime soviético e a adoção das reformas capitalistas na China; - Essa afirmação é uma interpretação comum, mas não necessariamente uma verdade absoluta no contexto das ideias de Negri e Hardt. Com base na análise, as alternativas "b" e "c" são verdadeiras. Portanto, a opção correta é: a) Somente as alternativas "a" e "c" são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre Habermas, marque as alternativas corretas.
1. Habermas afirmava que a posição neoconservadora pretende o controle do Estado por parte do mercado e pode ser satisfatória para aqueles que têm a igualdade como norte.
2. Ele dizia que a alternativa passa pelo fortalecimento da sociedade civil, tanto frente ao Estado quanto frente ao mercado. A solução social-democrata, o controle do mercado pelo Estado, revelou-se insuficiente.
3. Habermas localizou em todas as instituições responsáveis pela transmissão de crenças e valores, pela continuidade da cultura, pela manutenção da integração social e pela socialização das novas gerações a continuidade do projeto humanista.
4. Habermas afirmava que a posição neoconservadora pretende o controle do mercado por parte do Estado e pode ser satisfatória para aqueles que têm a desigualdade como norte.

Para Habermas, o modelo social-democrata, o único sistema sobrevivente, perdeu a capacidade de nos dizer quem somos e qual o rumo que devemos tomar.
Verdadeiro
Falso

A crise do modelo social-democrata trouxe à tona as limitações do projeto de domesticação do mercado por parte do Estado, nas condições presentes num mundo globalizado.
Verdadeiro
Falso

Numa economia cada vez mais globalizada e interdependente, a competitividade passa a ser variável fundamental.
Verdadeiro
Falso

Habermas localiza na sociedade civil, em todas as instituições responsáveis pela transmissão de crenças e valores, a solução da crise social-democrata.
Verdadeiro
Falso

A respeito da Esquerda e Direita hoje, julgue as opções:
a) No momento da crise, a irracionalidade do sistema transparecia: produção abundante e miséria extrema, falências em cadeia, desemprego, concentração de capitais e o recomeço do ciclo em um patamar mais elevado.
b) Num mundo apolar, no qual o bloco socialista era tido, automaticamente, como o mais avançado, toda oposição ao bloco capitalista era percebida como alinhamento potencial ao socialismo.
c) Qualquer liderança que agisse contra o colonialismo ou contra as formas mais modernas de manifestação dos interesses estrangeiros ingressava no campo da esquerda.
d) Ao redor do mundo, inúmeras foram as alianças antiimperialistas patrocinadas pelos partidos de esquerda.
e) Para Marx o colonialismo cumpria, apesar de todas as suas seqüelas em termos de perdas de vidas humanas e destruição de formas tradicionais de vida, um papel civilizador, aproximando do capitalismo e, por conseguinte, do socialismo os povos a ele submetidos.
I. As opções "a", "c", "d" e "e" são verdadeiras.
II. As opções "a", "c" e "e" são verdadeiras.
III. As opções "a", "d" e "e" são verdadeiras.
IV. Todas as opções são verdadeiras.

Para Habermas, o Estado pode possibilitar a igualdade, mas a preço de abarcar, na vida pessoal do cidadão e de sua família, um grau de ingerência incompatível com qualquer ideal de emancipação.
Verdadeiro
Falso

Para Habermas, presenciamos, hoje, não o esgotamento das utopias em geral, mas o de um tipo específico de utopia. Refere-se ele àquela centrada:
1. Na política;
2. Na democracia;
3. No trabalho;
4. Na oposição esquerda/direita;
5. No poderio bélico.

Assinale a opção correta. Giddens aceita a definição de Bobbio, no que se refere a distinções entre esquerda e direita. No que se refere a esta afimação, pode-se compreende que:
1. Esquerda e direita mantêm as mesmas concepções, não alterando sua maneira de pensamento.
2. Esquerda tem como valor diferencial a desigualdade. Acrescenta, porém, a dimensão política. A seu ver, esquerda é toda posição que tenta incrementar a desigualdade com o uso do aparelho estatal. Esquerda, portanto, é quem propõe uma política de emancipação. Direita, em contraposição, é quem se interessa em manter um Estado de igualdade ou quem propõe medidas que levarão ao aumento dessa igualdade.
3. Esquerda tem como valor diferencial a desigualdade e direita tem como valor referencial a igualdade.
4. Esquerda tem como valor diferencial a igualdade. Acrescenta, porém, a dimensão política. A seu ver, esquerda é toda posição que tenta incrementar a igualdade com o uso do aparelho estatal. Esquerda, portanto, é quem propõe uma política de emancipação. Direita, em contraposição, é quem se interessa em manter um Estado de desigualdade ou quem propõe medidas que levarão ao aumento dessa desigualdade.
5. Esquerda tem como valor diferencial o capitalismo. Esquerda, portanto, é quem propõe uma política de inclusão. Direita, em contraposição, é quem se interessa em manter um Estado de igualdades ou quem propõe medidas que levarão ao aumento do capital a ser dividido por todos.

Assinale a única opção correta para a seguinte questão: Na perspectiva da direita, como é visto o individualismo?
1. O individualismo espelha simplesmente a permissividade que está a enfraquecer as bases morais da sociedade.
2. É assimilado ao comunismo, considerado um produto da importância excessiva que o mercado veio a tomar nas sociedades tradicionais.
3. individualismo espelha simplesmente a permissividade que está a enfraquecer as bases não morais da sociedade.
4. É assimilado a egoísmo e consumismo, considerado um produto da importância excessiva que o mercado veio a tomar nas sociedades modernas.
5. Todas as alternativas anteriores não relatam como a direita vê o individualismo.

Mais conteúdos dessa disciplina