Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
No século XVII René Descartes traz as discussões de suas teorias das ideias expostas em várias de suas obras, dentre elas o Discurso do método e as Meditações metafísicas. Para Descartes, a centralidade da razão é definida no “res cogitans”, no eu interior. Deve haver uma perfeita harmonia entre as realidades subjetiva e objetiva.
Assinale a alternativa que identifica a corrente cartesiana que confirma a descrição:
A ( )Racionalismo.
B ( )Materialismo.
C ( )Teoria da irradiação.
( )Solipsismo.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação à descrição apresentada: A) Racionalismo. Verdadeiro, o racionalismo é a corrente filosófica que enfatiza a razão como a principal fonte de conhecimento, e Descartes é um dos principais representantes dessa corrente, defendendo a centralidade da razão e do "res cogitans". B) Materialismo. Falso, o materialismo é uma corrente que enfatiza a realidade material e física, o que contrasta com a ênfase de Descartes na razão e na subjetividade. C) Teoria da irradiação. Falso, essa teoria não está diretamente relacionada com as ideias de Descartes e não é uma corrente que se encaixa na descrição dada. D) Solipsismo. Falso, o solipsismo é a ideia de que apenas a própria mente é certa de existir, o que não reflete a busca de Descartes por uma harmonia entre as realidades subjetiva e objetiva. Portanto, a alternativa que identifica corretamente a corrente cartesiana que confirma a descrição é: A ( ) Racionalismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aristóteles escreve 4 grandes Obras sobra a ética : Protréticos logos (escrito na juventude), Magna Moralia, (há dúvida da autoria), Ética a Eudemio (obra intermediária e Ética a Nicômaco (grande tratado de ética). Nesses escritos há uma grande preocupação: o que é e o que significa o bem humano verdadeiro?
Analise o trecho abaixo: Uma coisa buscada como uma finalidade em si mesma é mais completa do que uma buscada como um meio para alguma coisa mais. Ainda, uma coisa jamais eleita como um meio para qualquer coisa mais é mais completa do que coisas eleitas tanto como finalidades em si mesmas quanto meios para aquela coisa. Em conformidade com isso, chamamos de absolutamente completa uma coisa sempre eleita como uma finalidade e nunca como um meio.
A ( )Aristóteles se refere à felicidade, que deve ser compreendida como a busca por ela mesma. Ela é, em si mesma, o maior bem a se alcançar. Se queremos viver uma vida de acordo com o bem, não devemos procurar exteriormente, mas na própria felicidade.
B ( )A referência é sobre a honra, é extrínseca, ou seja, não é em si mesma, necessita de algo externo para existir, portanto é dependente.
C ( )Descreve o prazer e o gozo de uma vida gasta que, segundo Aristóteles, também é uma vida que é "semelhante a dos aos escravos" e "digna dos animais".
D ( )Aristóteles descreve o método dialético ou discursivo e que, quando é alcançado em si mesmo, desenvolve a interioridade humana para o bem.

Mais conteúdos dessa disciplina