Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “O ponto central da segunda escolástica portuguesa era baseado na reação da contra reforma Protestante apresentada nas disposições do Concílio de Trento (1545-1563) [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENGELMANN, A. A.; ENGELMANN, D. A.; CORRÊA, M. E. L. História da filosofia no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 50.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da filosofia no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um retrocesso de Portugal contra o ideário renascentista:
A Portugal se posicionou a favor da reforma protestante.
B Portugal aderiu a heresia donatista.
C As ideias científicas e filosóficas não penetraram a ética medieval.
D Portugal pouco se preocupou com a filosofia medieval.
E Portugal se posicionou a favor dos pobres.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao contexto da segunda escolástica portuguesa e sua relação com a contra-reforma e o ideário renascentista. A análise das alternativas é a seguinte: A) Portugal se posicionou a favor da reforma protestante. - Esta alternativa é incorreta, pois Portugal, durante a contra-reforma, se opôs à reforma protestante. B) Portugal aderiu a heresia donatista. - A heresia donatista é um movimento do século IV, não relacionado diretamente ao contexto da segunda escolástica ou à contra-reforma. C) As ideias científicas e filosóficas não penetraram a ética medieval. - Essa alternativa sugere que as ideias renascentistas não influenciaram a ética medieval, o que pode ser considerado um retrocesso em relação ao avanço do pensamento crítico. D) Portugal pouco se preocupou com a filosofia medieval. - Esta alternativa não reflete um retrocesso, mas sim uma indiferença. E) Portugal se posicionou a favor dos pobres. - Embora a preocupação com os pobres possa ser uma característica de algumas correntes filosóficas, não é um retrocesso em relação ao ideário renascentista. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa um retrocesso de Portugal contra o ideário renascentista é: C) As ideias científicas e filosóficas não penetraram a ética medieval.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina