Ed
ano passado
Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que as teorias pós-críticas do currículo propõem. Essas teorias buscam avançar a discussão das teorias progressistas, abordando a diversidade cultural, questões de gênero, raça, etnia, sexualidade e as relações de poder. Vamos analisar as opções: a) Houve um avanço em relação às teorias tradicionais do currículo, enfocando o desenvolvimento da memória do aluno, que é estimulado a memorizar os conhecimentos científicos. - Essa opção não reflete o foco das teorias pós-críticas, que não priorizam apenas a memorização. b) Houve um avanço em relação às teorias progressistas, enfocando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais através da memorização de conteúdos científicos e objetivos. - Novamente, a ênfase na memorização não é característica das teorias pós-críticas. c) Houve um avanço em relação às teorias críticas do currículo, enfocando o desenvolvimento da autonomia do aluno, que é estimulado na busca ao conhecimento. - Esta opção está alinhada com os princípios das teorias pós-críticas, que valorizam a autonomia e a busca pelo conhecimento. d) Houve um retrocesso em relação às teorias críticas do currículo, enfocando a didática como instrumento de controle social dentro do ambiente escolar. - Essa opção sugere um retrocesso, o que não é o foco das teorias pós-críticas. e) Houve um retrocesso em relação às teorias tradicionais do currículo, enfocando a psicologia da educação como parâmetro de avaliação de potencialidades e dificuldades psicossociais. - Essa opção também sugere um retrocesso e não se alinha com a proposta das teorias pós-críticas. Diante da análise, a alternativa correta que completa a frase é: c) houve um avanço em relação às teorias críticas do currículo, enfocando o desenvolvimento da autonomia do aluno, que é estimulado na busca ao conhecimento.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material