Buscar

fassa uma síntese sobre integração Metabólica

é urgente para um trabalho e entregar dia 15 de outubro .. ajundem pleas

💡 1 Resposta

User badge image

Bernardo Farias

Meio complicado, mas vamos lá. 

Durante o estado alimentado, isto é, logo após uma refeição e algumas horas após, algo em torno de 1 a 2 horas, os alimentos são digeridos e absorvidos (não completamente, mas os carboidratos boa parte). A glicose absorvida alcançaa corrente sanguínea, elevando-se, então, a glicemia. A hiperglicemia estimula a liberação de insulina pelo pâncreas (céulas beta). Concomitantemente, a hiperglicemia inibe a liberação de glucacon. Portanto, no estado alimentado, os níveis de glicose estarão elevados e os de glucagon baixos, caracterizando um razão insulina/glucagon elevada. Esse status hormonal dirigirá as vias metabólicas no sentido de armazenamento de glicose como glicogênio e de ácidos graxos como triacilgicerídeos. Os ainoácidos são utilizados nesse período para a síntese proteica, caracterizando o estado alimentado como anabólico. Como isso tudo ocorre, seria loucura escrever aqui, mas posso adiantar alguns detalhes. 

1. No fígado, a glicose é armazenada como glicogênio, um processo chamado de glicogenogênese. A enzima glicogênio sintase aumenta sua atividade quando desfosforilada em vista da ação da insulina sobre o fígado. A enzima glicogêniofosforilada, por outro lado, é inibida quando desfosforilada. Dessa forma, o glicogênio formado não é simultaneamente quebrado, evitando-se, portanto, um ciclo fútil. A glicólise é intensificada, pois a enzima fosfofutoquinase 1 é estimulada. O modulado alostérico positivo desta enzima, a frutose-2,6-bisfosfato, aumenta a sua concentração intracelular, o qual age na PFK-1, estimulando-a. Dessa forma, a glicose entra na via glicolítica, dando origem a 2 moléculas de piruvato, os quais adentram na mitocôndria e, na primeira reção do ciclo de Krebs, é convertifo em citrato. Este, por sua vez, é substrato da produção de ácidos graxos. Pode-se concluir que o excesso de glicose pode transforma-se em gordura. 

Cansei ... Recomendo que leia o capítulo de ciclo alimentado/jejum no livro de Bioquímica Pãmela. Infelizmente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais