Logo Passei Direto
Buscar
Nos casos de gastrite crônica, devido à redução da secreção do ácido gástrico pelo uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBPs), é comum algumas deficiências.
Sobre gastrite crônica e o refluxo gastroesofágico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite.
( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico.
( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola reduzem a pressão sob o esfíncter esofágiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico.
A F - V - V.
B F - F - V.
C V - V - F.
D V - F - V.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre gastrite crônica e refluxo gastroesofágico: ( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite. Essa afirmação é falsa (F). O H. pylori coloniza a mucosa gástrica, não a submucosa, e está realmente associado à gastrite crônica. ( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico. Essa afirmação é verdadeira (V). O H. pylori é um fator de risco conhecido para várias condições gástricas, incluindo gastrite crônica, úlceras e câncer gástrico. ( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola reduzem a pressão sob o esfíncter esofágiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico. Essa afirmação é verdadeira (V). O álcool pode aumentar a secreção ácida e os refrigerantes à base de cola podem contribuir para o refluxo gastroesofágico. Portanto, a sequência correta é: F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A) F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A maior parte da digestão dos lipídeos ocorre no intestino delgado, com a ação da lipase pancreática, mas antes dos lipídeos serem absorvidos pelo intestino, é ativada e secretada uma substância para facilitar o processo de digestão/absorção das gorduras.
Sobre essa substância, assinale a alternativa CORRETA:
A Bile a qual é produzida na vesícula biliar.
B Bile a qual é produzida no intestino, mas armazenada na vesícula biliar.
C Bile a qual é produzida no fígado, mas armazenada na vesícula biliar.
D Bile a qual é produzida no pâncreas.

As doenças do trato gastrointestinal (TGI) inferior são aquelas que acometem o intestino, dentre elas pode-se destacar a Síndrome do Intestino Irritável (SII), colite ulcerativa e doença de Crohn (DC).
Sobre as doenças do TGI inferior, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Síndrome do Intestino Irritável (SII).
II- Colite Ulcerativa.
III- Doença de Crohn (DC).
( ) Doença inflamatória difusa não específica, de causa desconhecida e que afeta continuamente a mucosa colônica proximal do reto e muitas vezes forma erosões e/ou úlceras.
( ) Doença inflamatória crônica desconhecida, na qual áreas descontínuas são afetadas por uma inflamação granulomatosa transmural e/ou fístula, acometendo principalmente intestino grosso, delgado e a região perianal.
( ) Doença crônica, de diagnóstico difícil e muitas vezes tardio, sendo fator de risco para doenças graves como o câncer.
A II - III - I.
B I - II - III.
C I - III - II.
D III - II - I.

A dieta ocidental favorece a inflamação, piorando o quadro das doenças inflamatórias intestinais (DII). Sobre ajustes na dietoterapia objetivando controlar e manter a remissão das DII, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Fase ativa.
II- Fase de remissão.
( ) Preferir temperos naturais (cebola, alho e ervas), evitar condimentos picantes e molhos prontos.
( ) Reduzir alimentos crus e ricos em fibras.
( ) Dieta rica em antioxidantes e fibras e com gorduras monoinsaturadas.
( ) Assegurar a ingestão de líquidos (água sem gás, chás naturais sem cafeína, bebidas isotônicas e água de coco são bem toleradas) em casos de diarreia.
( ) Reintroduzir alimentos menos tolerados, mantendo a dieta balanceada e saudável sem comprometer o estado nutricional.
A I - II - II - II - I.
B II - I - I - I - II.
C II - II - I - II - I.
D I - I - II - I - II.

Existem diferenças que caracterizam a colite ulcerativa e a doença de Crohn.
Sobre tais diferenças, assinale a alternativa correta.
A A doença de Crohn aparece no intestino de forma segmentada.
B A colite ulcerativa pode se iniciar na boca e chegar até o reto.
C A colite ulcerativa ocorre mais comumente nas pessoas idosas.
D As intolerâncias alimentares, diarreia, febre e perda de peso são mais característica da colite ulcerativa.

Os inibidores da bomba de prótons (IBP) são os mais potentes na supressão da secreção de ácido gástrico e amplamente utilizados no tratamento de patologias gástricas, como o refluxo gastroesofágico e a úlcera péptica.
Sobre os IBP, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma importante função dos IBP é matar microrganismos, como a H. pylori, por exemplo.
II- Os IBP aumentam a secreção de ácido gástrico, que combatem a H. Pylori e auxiliam na digestão e absorção de nutrientes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina