Logo Passei Direto
Buscar
Leia o extrato de texto: “São chamados de hiperglicídicos os alimentos ou refeições cuja composição é principalmente formada por carboidratos”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, assinale a alternativa que indica corretamente o percentual mínimo de valor energético proveniente de carboidrato que um alimento deve apresentar para ser considerado hiperglicídico:
A 90%.
B 75%.
C 50%.
D 25%.
E 10%.
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para classificar um alimento como hiperglicídico, é necessário considerar o percentual de valor energético que provém dos carboidratos. Analisando as alternativas: A) 90% - Um percentual muito alto, o que não é comum para a maioria dos alimentos. B) 75% - Um percentual elevado, mas ainda pode ser considerado para alimentos hiperglicídicos. C) 50% - Este percentual é mais comum, mas não é suficiente para a classificação de hiperglicídico. D) 25% - Este percentual é baixo e não se encaixa na definição de hiperglicídico. E) 10% - Muito baixo para ser considerado hiperglicídico. Com base nas definições e no conteúdo de nutrição esportiva, a alternativa correta que indica o percentual mínimo de valor energético proveniente de carboidratos para um alimento ser considerado hiperglicídico é: B) 75%.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para a seguinte afirmação: "O balanço energético é o resultado da diferença entre a energia consumida com os alimentos [...] e a energia gasta com as ocupações diárias".
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, identifique e relacione os três tipos de balanço energético às suas respectivas características:
( ) Ocorre quando o indivíduo consome menos calorias do que gasta.
( ) Indivíduos que precisam ganhar massa corporal devem manter esse tipo de balanço energético até atingir sua meta de peso.
( ) Nessa situação, não ocorre a alteração na massa corporal total.
A 1 – 2 – 3.
B 3 – 1 – 2.
C 3 – 2 – 1.
D 2 – 3 – 1.
E 1 – 3 – 2.

Atente para a afirmação a seguir: “O principal objetivo do uso de carboidratos antes do esforço é promover o aumento e a disponibilidade das reservas energéticas musculares e hepáticas, ou seja, elevar as reservas de glicogênio”.
Considerando a afirmação e os conteúdos da Aula 3 (Vídeo 3, Tema 2 – Carboidrato pré-exercício), assinale a alternativa que apresenta corretamente os exercícios que necessitam da potência dos carboidratos para iniciar os movimentos:
A Arrancadas de velocidades, chutes e arremessos.
B Alongamento.
C Pilates e ioga.
D Caminhadas e trilhas.
E Atividades de baixa intensidade.

Leia o excerto de texto: “Ao ser iniciado o exercício, a escolha dos nutrientes que fornecerão energia dependerá da característica metabólica do esforço, que pode ser anaeróbia (sem uso de oxigênio)”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, assinale a alternativa que descreve corretamente o sistema anaeróbio do fosfagênio:
A Utiliza como substratos energéticos apenas a adenosina trifosfato (ATP).
B Fornece energia rapidamente por até vinte segundos.
C Utiliza como substratos energéticos a adenosina trifosfato (ATP) e a fosfocreatina (PC).
D Envolve substratos energéticos presentes fora das células.
E Conseguem ser armazenados em grandes quantidades e duram pouco.

Leia o trecho de texto a seguir: "Os substratos para todos os sistemas de energia podem vir das reações químicas corporais de reaproveitamento das reservas energéticas armazenadas ou serem obtidos por meio de dieta programada para o momento".
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, identifique e relacione corretamente os substratos energéticos preferenciais para os sistemas metabólicos às suas respectivas características:
( ) Fornece energia rapidamente por até dez segundos.
( ) Metaboliza glicose sanguínea e glicogênio muscular para formação de ATP (adenosina trifosfato).
( ) Consome oxigênio para extrair energia dos substratos.
A 1 – 3 – 2.
B 1 – 2 – 3.
C 2 – 1 – 3.
D 3 – 2 – 1.
E 2 – 3 – 1.

Leia a citação: “[...] os macronutrientes são compostos de que o corpo precisa em maiores quantidades: carboidratos, proteínas e lipídios”.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, identifique e relacione corretamente as substâncias ou unidades aos seus respectivos compostos:
( ) Ácidos graxos.
( ) Galactose.
( ) Nitrogênio.
A 3 – 1 – 2.
B 1 – 2 – 3.
C 2 – 3 – 1.
D 3 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 3.

Leia o trecho de texto: "Em nível competitivo, o armazenamento de glicogênio por meio de refeições em pré-eventos ricas em carboidratos deve ocorrer durante todo o período preparatório do atleta [...]".
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva sobre a fase de preparação do atleta, relacione corretamente o tipo de ingestão de carboidrato com a sua indicação:
( ) Indicada na preparação para exercícios com mais de 90 minutos de duração, contínuos ou intermitentes.
( ) Indicado na preparação para exercícios com até 90 minutos de duração.
( ) Indicada entre duas sessões de treinamento ou competição separadas por menos de 8 horas de recuperação.
A 1 – 2 – 3.
B 2 – 1 – 3.
C 2 – 3 – 1.
D 3 – 2 – 1.
E 3 – 1 – 2.

Leia a passagem de texto: "O balanço energético negativo ocorre quando o indivíduo consome menos calorias do que gasta [...] o que pode gerar perda da massa muscular, maior incidência de lesões, disfunções hormonais".
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, assinale a alternativa que aponta corretamente quando ocorre o extremo do balanço energético negativo:
A Essa prática pode ser observada em uma única situação, quando o esportista prefere competir em uma categoria de peso inferior à sua.
B O extremo do balanço energético negativo ocorre quando o indivíduo se submete a uma perda de peso de maneira lenta.
C É a redução da massa corporal em ritmo inferior do que 1 kg por semana.
D O extremo do balanço energético negativo ocorre quando o indivíduo se submete a uma perda rápida de peso.
E O extremo do balanço energético negativo ocorre somente quando há o transtorno do comportamento alimentar.

Leia o extrato de texto: "É fácil percebermos a atuação da proteína durante períodos de destreinamento, em que um atleta perde massa muscular, mas não perde peso corporal".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva sobre as proteínas, assinale a alternativa que aponta a principal função desse macronutriente:
A A principal função das proteínas, assim como a dos carboidratos, é de fornecimento energético para o cérebro.
B A principal função das proteínas, assim como a dos lipídios, é de fornecer energia para os músculos esqueléticos.
C A principal função das proteínas é a de regular o metabolismo aeróbio.
D As proteínas têm como principal função o fornecimento de aminoácidos para a construção e reparação tecidual.
E A termorregulação corporal é a principal função exercida pelas proteínas.

Leia a passagem de texto: "[Sobre a ingestão de carboidratos] também é necessário considerar questões pessoais como tolerância gastrointestinal e efeitos na produção de insulina". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WENDLING, N. M. de S. Introdução à nutrição esportiva. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 105.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à nutrição esportiva, assinale a alternativa que apresenta corretamente um fator a ser levado em conta na escolha dos carboidratos mais vantajosos para cada momento do esforço:
A Suplementação esportiva.
B Habilidades motoras e tipo de exercício.
C Índice glicêmico, adaptação à insulinemia, digestibilidade e taxa de oxidação.
D Biótipo e suplementação.
E Quantidade de macronutrientes disponíveis.

Mais conteúdos dessa disciplina