Logo Passei Direto
Buscar
Paciente L.G.V., 45 anos, feminina, internou no nosocômio devido a hemiparesia a direita, diagnóstico clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em avaliação nutricional, apresenta dificuldade para engolir, avaliação fonoaudiológica de disfagia grave.
Neste caso, deve-se sugerir iniciar uma dieta via:
A Sonda nasoenteral.
B Nutrição parenteral.
C Oral cremosa.
D Oral livre.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

No caso apresentado, a paciente L.G.V. apresenta hemiparesia à direita e disfagia grave, o que indica que ela tem dificuldades significativas para engolir. A escolha da via de alimentação deve levar em consideração a segurança e a capacidade de deglutição da paciente. Vamos analisar as opções: A) Sonda nasoenteral - Esta opção é adequada para pacientes com disfagia grave, pois permite a administração de nutrientes diretamente no estômago ou intestino, evitando o risco de aspiração. B) Nutrição parenteral - Esta opção é utilizada quando a alimentação via gastrointestinal não é possível, mas não é a primeira escolha em casos de disfagia, onde a sonda nasoenteral pode ser mais apropriada. C) Oral cremosa - Embora possa ser uma opção para pacientes com dificuldades leves de deglutição, a disfagia grave contraindica a alimentação oral, pois há risco de aspiração. D) Oral livre - Esta opção não é segura para pacientes com disfagia grave, pois pode levar a complicações sérias. Diante disso, a melhor opção para iniciar a dieta da paciente é: A) Sonda nasoenteral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Programa Nacional de Suplementação de Ferro é uma política pública que objetiva a prevenção e o tratamento de gestantes portadoras de anemia.
Com relação à suplementação de Ferro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Alguns dos efeitos colaterais do sulfato ferroso são: náusea, vômitos, diarreia, constipação. ( ) Para o adequado efeito no uso do suplemento, recomenda-se a ingestão de 30 a 60 minutos antes das refeições para evitar interações nutricionais e tomar diluído no leite. ( ) Conforme a Resolução da ANVISA de nº 150 de 13 de abril de 2017, podem ser utilizados os seguintes compostos como fonte de ferro: I - sulfato ferroso; II - sulfato ferroso encapsulado; III - fumaro ferroso; ou IV - fumarato ferroso encapsulado; ( ) O Cálcio afeta a absorção do ferro tanto o heme como o não heme. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B F - F - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - F - F.

Na gestação, o tratamento da anemia ferropriva possui como premissas melhorar os hábitos alimentares visando à inclusão de fontes alimentares de ferro e alimentos fortificados, além de uso conforme o recomendado do suplemento.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Para o tratamento dietoterápico da anemia, é imprescindível incluir ao plano alimentar alimentos que possuam as duas fontes de ferro, a de origem animal e vegetal, heme e não heme, respectivamente. PORQUE II- O ferro de origem animal, ferro-heme, tem uma absorção independente da composição da refeição e é pouco afetada por fatores facilitadores e/ou inibidores presentes nos alimentos e pelo estado nutricional do indivíduo; por outro lado o ferro de origem vegetal, ferro não heme, possui várias considerações sobre sua absorção, em virtude da secreção gástrica de ácido clorídrico imprescindível para solubilizar e manter o ferro na forma ferrosa, além da retenção e a mistura dos alimentos no estômago facilitam a absorção. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Dietas modificadas em sua consistência possuem indicação e função de melhorar dificuldades em relação à mastigação, deglutição, casos de pós-operatório de cirurgias neurológica ou quadros de disfagia.
Com relação às consistências de dietas, analise as sentenças a seguir: I- Dietas pastosas são em consistência de líquidos e pedaços com grãos inteiros. II- Na dieta pastosa estão proibidos alimentos duros, secos, crocantes, verduras e folhosos crus. III- A dieta pastosa pode ser indicada como transição para a dieta branda. IV- A dieta líquida restrita tem o objetivo de hidratar e manter o repouso intestinal. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, e II estão corretas.

A Nutrição Parenteral (NP) é considerada uma solução ou emulsão composta por carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, sendo necessário a instituição de protocolos institucionais de boas práticas e também a presença de uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Médico. II- Enfermeiro. III- Nutricionista. ( ) Prescreve a TNP. ( ) Avalia o estado nutricional, determina as necessidades nutricionais e acompanha a evolução do paciente. ( ) Solicita os exames bioquímicos e de controle. ( ) Responsável em garantir uma via única de infusão endovenosa. ( ) Monitora os sinais vitais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - II - II - III.
B I - III - I - II - II.
C I - II - III - I - I.
D II - III - II - I - II.

Dietas especiais são definidas e padronizadas em alguns Serviços de Nutrição e Dietética, conforme a prevalência de doenças, ciclo de vida e especialidades que a instituição hospitalar atende.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Dietas hipossódicas possuem restrição de sódio na composição, sendo que na sua preparação são utilizados temperos, como sal rosa do Himalaia. PORQUE II- Dieta pobre em gorduras saturadas é indicada para pacientes com doenças cardiovasculares e são isentas de frituras, gorduras saturadas e colesterol, sendo comum estar atribuída a dietas hipossódicas, isentas de sal, quando associada a paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A osmolaridade refere-se ao número de miliosmoles por litro de solução (água) e a osmolalidade, ao número de miliosmoles por quilograma de água, ambos refletem a concentração de partículas osmoticamente ativas na solução e tolerância digestiva da dieta.
Ao prescrever uma dieta, é importante estar atento à osmolaridade e ao local de infusão da dieta, se via estômago ou intestino, para definir a dieta com melhor tolerabilidade para prevenir diarreia osmótica. Tendo como base os conceitos sobre osmolaridade (mOsmkg ) das dietas, analise as sentenças a seguir: I- Hipotônica = 280 a 300 mOsmkg. II- Isotônica = 300 a 350 mOsmkg. III- Levemente hipertônica = 350 a 550. IV- Hipertônica = 550 a 750 mOsmkg. V- Acentuadamente hipertônica > ou igual a 900 mOsmkg. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e V estão corretas.
B sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D sentenças I e V estão corretas.

A terapia nutricional enteral (TNE) se refere à provisão de nutrientes via trato digestório, por meio de uma sonda ou cateter, quando a quantidade de ingestão oral é inadequada ou impossibilitada. Em certas circunstâncias, a nutrição enteral pode incluir o uso de fórmulas, como suplementação oral ou como via exclusiva de alimentação. Com relação às diferenças de sonda naso/orogástrica e a gastrostomia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A sonda nasogástrica é de curta duração e a de gastrostomia de longa duração.
II- A sonda nasogástrica é de passagem manual e a gastrostomia é endoscópica ou cirúrgica.
III- O acesso ao tubo digestivo através da sonda nasoenteral (SNE) é o mais utilizado na Terapia nutricional enteral.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Em um hospital, o nutricionista clínico é primordial para o atendimento de ajustes das composições e modificações das dietas conforme o quadro clínico e as doenças.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A dieta pastosa é indicada para problemas cardiovasculares, deglutição e pós-operatórios de casos neurológicos. PORQUE II- A verificação de dentição, uso de prótese dentária e até mesmo sobre o histórico de dificuldades de deglutição, engasgos e mastigação são importantes para ajustes na consistência da dieta. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina