Buscar

Qual a diferença entre legitima defesa reciproca e legitima defesa sucessiva?são admitidas no direito penal?

💡 3 Respostas

User badge image

Hugo Figueira

Legítima defesa sucessiva foi criada para que o agressor inicial também tenha o direito de resposta, direito de defender-se quando o agredido criar excesso na sua defesa, exemplo: A (primeiro agressor) atinge B (primeiro agredido) com uma paulada nas costas, B, por sua vez, visualizando que A é bem mais fraco, quebra 5 tábuas em cima de A, criando explicitamente excesso na repulsa da agressão, e concedendo o direito a legítima defesa sucessiva para A (primeiro agressor e agora na figura de agredido). A legítima defesa recíproca torna-se um ponto interessante de reflexão - será que é possível legítima defesa de legítima defesa? Esta possibilidade está descartada já que a maioria dos doutrinadores entende que é ilegítimo que isso acontece, já que os dois participantes não são considerados defensores e sim, ambos, agressores recíprocos, somente há uma hipótese para que ocorra a legítima defesa recíproca quando um dos agressores incorrer em erro gerando assim uma legítima defesa putativa.
6
Dislike0
User badge image

Marcelo Araujo da Silva

A legítima defesa está prevista no artigo 25 do Código Penal, que diz:
“Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.
Ela pode ser classificada de diversas formas, o que inclui a Legítima Defesa Recíproca e a Legítima Defesa Sucessiva. A primeira ocorre quando há uma legítima defesa contra outra legítima defesa (em regra não é admitida pelo ordenamento jurídico), em outro giro, a segunda ocorre quando há um excesso de outra legítima defesa.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A Legítima Defesa recíproca não é aceita, pois como aconteceria uma legitima defesa de uma conduta classificada como legitima defesa? 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais