Buscar

Em matéria de crime ambiental, como o caso de Mariana - MG, qual a ação cabível para pedir desconsideração da personalidade jurídica?

Respostas

User badge image

Bruno Nogueira

Em se tratando da esfera criminal, não se aplica a desconsideração da personalidade jurídica, visto que para crimes ambientais a Constituição permite que seja punida a pessoa jurídica, entretanto, se a sentença penal condenatória prevê indenização, a execução desta é feita no juízo cível, na forma de execução de título judicial (cumprimento de sentença) ai o instituto da desconsideração da personalidade jurídica pode ser aplicado como incidente processual na forma dos art. 133 a 137 do Código de Processo Civil 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre a desconsideração da personalidade jurídica em matéria de crimes ambientais, Fabiano Melo leciona:

“Dispõe o art. 4º da Lei nº 9.605/1998 que “poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente”.

Não se trata de instituto relacionado com a responsabilidade penal.

A desconsideração da pessoa jurídica permite que a responsabilidade civil e administrativa da pessoa jurídica seja transferida para as pessoas físicas por ela responsáveis.

De acordo com a doutrina, trata-se de instituto que não permite a transferência da responsabilidade penal da pessoa jurídica para as pessoas físicas, em razão do princípio da intranscendência da pena (ou princípio da incomunicabilidade da pena) previsto no art. 5.º, XLV, da CF, que dispõe que nenhuma pena passará da pessoa do condenado. A pena de multa ou restritiva de direito aplicada à pessoa jurídica condenada por crime ambiental não pode ser trasladada para a pessoa física.

Édis Milaré, ao reverso, entende ser possível a desconsideração da pessoa jurídica na esfera penal, a saber: ‘a ameaça de uma sanção penal dirigida à inescrupulosa madeireira que dilapida as florestas do Pará não tem a necessária eficácia dissuasiva. O problema está, pelo contrário, em individuar e golear as pessoas físicas (diretores, administradores, acionistas etc.) que escondem sua atividade delituosa atrás do biombo da pessoa jurídica’.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 501)

Diante do exposto, conclui-se que o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica é um instituto de natureza cível. Segundo a doutrina majoritária, não tem lugar na seara criminal.

 

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando