As pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem ter dificuldades na comunicação e interação social, incluindo dificuldade em interpretar linguagem corporal, gestos e expressões faciais. Isso pode prejudicar a capacidade de desenvolver e manter relacionamentos, bem como se adaptar a diferentes situações sociais. Além disso, padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades são comuns, como movimentos estereotipados, ecolalia e adesão inflexível a rotinas. Problemas no processamento sensorial, como aversão a estímulos como cheiros e sons, também são frequentes e a inabilidade de apontar objetos de forma comunicativa em crianças pequenas pode ser um sinal precoce de autismo.Fonte: adaptado de: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Fonte: adaptado de: SULKS, S.B., Manual MSD. 2022. Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista. Acesso em: 22 abr. 2024.Considerando o texto e sobre as características e sintomas do transtorno, assinale a alternativa correta:
A) Os padrões, repetitivos e restritos de comportamento, interesses e/ou atividades podem incluir déficits em interpretar a linguagem corporal, os gestos e as expressões das outras pessoas.
B) Por tratar-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, é raro que o TEA apresente-se coexistente a outros transtornos, manifestando-se frequentemente de forma isolada.
C) Está agrupado, de acordo com o DSM-5, como transtorno do neurodesenvolvimento, categoria que o distancia de outros transtornos como o TDAH e Deficiências Intelectuais.
D) Pode haver redução nas expressões faciais e gestos, além da dificuldade para contato visual, o que geralmente dificulta o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos, pois a pessoa não consegue ajustar o comportamento a situações diferentes.
E) Pode existir alguma dificuldade no processamento motor como aversão extrema a cheiros, sons, texturas e sabores específicos, além de dor e temperatura, o que pode tornar o comportamento da criança ainda mais restrito, pois ela evitará tais sensações.
AnteriorPróxima
Ed
há 7 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as características e sintomas do transtorno do espectro autista (TEA): A) Os padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e/ou atividades podem incluir déficits em interpretar a linguagem corporal, os gestos e as expressões das outras pessoas. - Esta afirmação mistura características do TEA, mas não está totalmente correta, pois os déficits em interpretação são mais relacionados à comunicação e interação social. B) Por tratar-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, é raro que o TEA apresente-se coexistente a outros transtornos, manifestando-se frequentemente de forma isolada. - Esta afirmação é falsa, pois o TEA pode coexistir com outros transtornos, como TDAH e ansiedade. C) Está agrupado, de acordo com o DSM-5, como transtorno do neurodesenvolvimento, categoria que o distancia de outros transtornos como o TDAH e Deficiências Intelectuais. - Embora o TEA seja um transtorno do neurodesenvolvimento, essa afirmação não é precisa, pois o TDAH também é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. D) Pode haver redução nas expressões faciais e gestos, além da dificuldade para contato visual, o que geralmente dificulta o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos, pois a pessoa não consegue ajustar o comportamento a situações diferentes. - Esta afirmação é correta e reflete bem as dificuldades que pessoas com TEA podem enfrentar em interações sociais. E) Pode existir alguma dificuldade no processamento motor como aversão extrema a cheiros, sons, texturas e sabores específicos, além de dor e temperatura, o que pode tornar o comportamento da criança ainda mais restrito, pois ela evitará tais sensações. - Embora essa afirmação mencione dificuldades sensoriais, ela não aborda diretamente as características sociais e de comunicação do TEA. Após essa análise, a alternativa correta é: D) Pode haver redução nas expressões faciais e gestos, além da dificuldade para contato visual, o que geralmente dificulta o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos, pois a pessoa não consegue ajustar o comportamento a situações diferentes.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade