Logo Passei Direto
Buscar
A CF/88 foi um marco normativo de maior importância para o Brasil. Foi ela quem definiu a garantia da participação popular nas decisões do Poder Público. Sobre esse tema, pode-se afirmar que:
ao instituir a participação popular, a CF/88 estimulou os brasileiros a exercerem sua cidadania.
a CF/88 instituiu a participação popular, mas a limitou aos cidadãos que tenham cursado, no mínimo, o ensino médio.
a participação popular foi instituída para que o Governo possa controlar a população.
na atualidade, a participação popular referida na CF/88 não encontra maneira de ser colocada em prática.
a sociedade não tem vantagens com a participação popular.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A afirmativa correta sobre a participação popular na CF/88 é: "ao instituir a participação popular, a CF/88 estimulou os brasileiros a exercerem sua cidadania." A Constituição Federal de 1988 realmente promoveu a participação da população nas decisões do Poder Público, incentivando o exercício da cidadania e a democracia. As outras opções apresentadas não refletem com precisão o que a CF/88 estabelece.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O universo do adolescente é formado de uma pluralidade de experiências, sentimentos, condição de vida, características sociais, culturais, raciais, religiosas e orientação sexual que exemplifica a necessidade de uma atenção especial a este grupo.
Baseando-se nas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, assinale a alternativa INCORRETA sobre os temas de abordagem deste grupo populacional:
Questões relacionadas a ética e cidadania, participação juvenil e o empoderamento do adolescente devem ser trabalhadas pelas equipes de atenção para que o jovem sinta-se parte das decisões e responsável por suas ações.
Os direitos sexuais e reprodutivos devem ser respeitados nas ações, sendo necessário um olhar especial à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e conscientização da gravidez na adolescência e sua repercussão para a vida.
A abordagem deve ser feita sempre de forma individual. As ações em grupo costumam deixar os adolescentes retraídos e a exposição acaba sendo maior.
Ações de cultura de paz devem ser incluídas na abordagem do adolescente. Sabe-se que o jovem pode assumir um dos três papéis em relação às violências: autor, vítima ou testemunha. Essas ações visam reduzir o risco de o adolescente assumir um dos papéis.
As ações devem também relacionar-se ao planejamento da vida, abordando aspectos como sexualidade, educação, cidadania, corresponsabilidade das ações e cultura de paz.

Mais conteúdos dessa disciplina