O artigo científico é composto, normalmente, por elementos textuais (introdução, fundamentação teórica, metodologia, análise e discussão dos dados e conclusão) e elementos pós-textuais (referências). Embora os apêndices e os anexos sejam elementos pós-textuais, eles não são comuns nesse formato de trabalho. Os elementos pré-textuais (resumo, capa, folha de rosto e sumário), geralmente, não se apresentam nesse tipo de organização de escrita acadêmica, com exceção do resumo, já que, no artigo científico, ele representa o cartão de visita do trabalho, podendo ser considerado um elemento textual (Pereira, 2023). A escrita acadêmica, como qualquer prática discursiva, é marcada por seu contexto de produção e por exigências específicas de forma, conteúdo e linguagem.
Considerando os princípios que regem a produção de textos no ambiente universitário, avalie as afirmativas e assinale aquela que expressa corretamente uma característica fundamental da escrita acadêmica:
Selecione a resposta:
Ed
há 4 meses
A afirmativa que expressa corretamente uma característica fundamental da escrita acadêmica é: a) A utilização de citações devidamente referenciadas é essencial para sustentar argumentações e conferir legitimidade aos textos acadêmicos, pois insere o trabalho em um diálogo com a comunidade científica. Essa opção destaca a importância das referências na construção do conhecimento acadêmico e na credibilidade do trabalho.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade