Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Considerando o contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), qual das seguintes opções melhor representa uma estratégia pedagógica diferenciada que pode ser aplicada para maximizar a participação desses alunos em sala de aula?
a. Realizar avaliações padronizadas que priorizem a memorização de conteúdos para alunos com Altas Habilidades/Superdotação, sem envolvimento da turma.
b. Aplicar exercícios repetitivos que focam apenas na prática individual das habilidades básicas, sem considerar os interesses dos alunos.
c. Promover atividades de grupo que excluem os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, garantindo que apenas os alunos com dificuldades sejam atendidos.
d. Oferecer aulas expositivas longas que não incentivam a participação ativa dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação e não promovem interação entre colegas.
e. Implementar projetos de pesquisa que permitam a exploração de temas de interesse dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, envolvendo toda a turma.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das opções para identificar a estratégia pedagógica mais adequada para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): a) Realizar avaliações padronizadas que priorizem a memorização de conteúdos para alunos com Altas Habilidades/Superdotação, sem envolvimento da turma. - Essa abordagem não é adequada, pois não promove a participação e o engajamento dos alunos. b) Aplicar exercícios repetitivos que focam apenas na prática individual das habilidades básicas, sem considerar os interesses dos alunos. - Essa estratégia é limitante e não atende às necessidades dos alunos com AH/SD. c) Promover atividades de grupo que excluem os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, garantindo que apenas os alunos com dificuldades sejam atendidos. - Essa opção é contraproducente, pois exclui os alunos que precisam de desafios. d) Oferecer aulas expositivas longas que não incentivam a participação ativa dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação e não promovem interação entre colegas. - Essa abordagem também não é eficaz, pois não envolve os alunos. e) Implementar projetos de pesquisa que permitam a exploração de temas de interesse dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, envolvendo toda a turma. - Esta opção é a mais adequada, pois promove a participação ativa, a exploração de interesses e o envolvimento de todos os alunos. Portanto, a alternativa correta é: e) Implementar projetos de pesquisa que permitam a exploração de temas de interesse dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, envolvendo toda a turma.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os avanços e limitações nos modelos de identificação de alunos com altas habilidades/superdotação no Brasil entre 1970 e 1990, qual das alternativas a seguir melhor reflete as ações e as diretrizes estabelecidas durante esse período?
a. A alternativa que melhor reflete as ações e diretrizes estabelecidas durante o período entre 1970 e 1990 é a que enfatiza a total ausência de qualquer discussão sobre as necessidades dos alunos superdotados, sem considerar as iniciativas da época.
b. A alternativa que melhor reflete as ações e diretrizes estabelecidas durante o período entre 1970 e 1990 é aquela que ignora os avanços nas discussões e políticas públicas para alunos com altas habilidades/superdotação, focando apenas nas dificuldades enfrentadas.
c. A alternativa que melhor reflete as ações e diretrizes estabelecidas durante o período entre 1970 e 1990 é aquela que afirma que as políticas públicas para alunos com altas habilidades/superdotação foram completamente eficazes e sem limitações.
d. A alternativa que melhor reflete as ações e diretrizes estabelecidas durante o período entre 1970 e 1990 é aquela que reconhece os avanços nas discussões e políticas públicas para alunos com altas habilidades/superdotação, ao mesmo tempo em que destaca as limitações práticas na implementação dessas diretrizes.
e. A alternativa que melhor reflete as ações e diretrizes estabelecidas durante o período entre 1970 e 1990 é a que sugere que o foco principal das discussões foi a exclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação do sistema regular de ensino.

Quais foram os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX?
a. Os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX incluem a criação de escolas para alunos com dificuldades de aprendizagem, a contribuição de Platão na filosofia educacional, e a introdução da ideia de múltiplas inteligências por Howard Gardner em 1980.
b. Os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX incluem a descoberta do método Montessori por Maria Montessori, a criação de programas de educação domiciliar na década de 1980, e o apoio governamental a escolas tradicionais em 1972.
c. Os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX incluem a pesquisa de Albert Einstein sobre a teoria da relatividade, a fundação de escolas técnicas na década de 1950, e a introdução do conceito de educação inclusiva em 1985.
d. Os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX incluem a valorização das habilidades artísticas por artistas da Renascença, a proposta de sistemas educacionais alternativos na década de 1960, e o desenvolvimento de métodos de ensino tradicionais em escolas públicas.
e. Os principais marcos na implementação de programas de enriquecimento e aceleração para alunos superdotados ao longo do século XX incluem o trabalho de Alfred Binet e Lewis Terman na identificação de superdotados, a contribuição de Helena Antipoff no Brasil, e o aumento da conscientização e estruturação de programas de apoio após o Relatório de Marland em 1972.

Mais conteúdos dessa disciplina