Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A respeito do materialismo histórico e dialético, analise as sentenças a seguir:

I- O materialismo dialético reconhece a vida cotidiana e ao modo de produção como responsáveis pela transformação da consciência e da subjetividade dos indivíduos. Os fenômenos materiais e mecanicistas passam a ser entendidos como os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades humanas.

II- A noção central do materialismo dialético residia no fato de que o desenvolvimento de qualquer atividade humana se dava a partir de contradições, no caso dos estudos do marxismo, os elementos que protagonizavam esta contradição eram o proletariado e o capitalista/burguês.

III- Marx e Engels defendiam que o mundo não se transforma com o pensamento, com críticas ou leis abstratas, mas ação politicamente orientada, a práxis, e que se faziam necessárias tanto a explosão como a revolução para superar as antigas estruturas.

Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O materialismo dialético reconhece a vida cotidiana e ao modo de produção como responsáveis pela transformação da consciência e da subjetividade dos indivíduos. Os fenômenos materiais e mecanicistas passam a ser entendidos como os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades humanas. Essa afirmativa está correta, pois o materialismo dialético realmente enfatiza a relação entre a vida cotidiana, o modo de produção e a consciência. II- A noção central do materialismo dialético residia no fato de que o desenvolvimento de qualquer atividade humana se dava a partir de contradições, no caso dos estudos do marxismo, os elementos que protagonizavam esta contradição eram o proletariado e o capitalista/burguês. Essa afirmativa também está correta, pois a contradição entre proletariado e burguesia é um conceito central no marxismo. III- Marx e Engels defendiam que o mundo não se transforma com o pensamento, com críticas ou leis abstratas, mas ação politicamente orientada, a práxis, e que se faziam necessárias tanto a explosão como a revolução para superar as antigas estruturas. Essa afirmativa está correta, pois realmente enfatiza a importância da práxis e da ação na transformação social. Diante da análise, todas as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor, a modernização dos métodos de produção, acabou por desintegrar costumes e introduzir novas formas de organização da vida social. A transição da produção artesanal para a manufatureira, e desta para a produção fabril, foi o fator principal para o surgimento do quê?
A Novos sujeitos, antigas realidades e acordos sociais, que não se caracterizaram pela migração do campo para a cidade; pelo fim da servidão; pelo desmantelamento da família patriarcal; pela introdução do trabalho feminino e infantil.
B Novos sujeitos, novas realidades e acordos sociais, que se caracterizaram pela migração do campo para a cidade; pelo fim da servidão; pelo desmantelamento da família patriarcal; pela introdução do trabalho feminino e infantil.
C Antigos sujeitos, velhas realidades e acordos sociais, que se caracterizaram pela migração da cidade para o campo; mas não pelo fim da servidão; pelo desmantelamento da família patriarcal; pela introdução do trabalho feminino e infantil.
D Antigos sujeitos, novas realidades e acordos sociais, que se caracterizaram pela migração do campo para a cidade; pelo fim da servidão; pelo desmantelamento da família patriarcal; pela introdução do trabalho feminino e infantil.

Mais conteúdos dessa disciplina