Logo Passei Direto
Buscar
Um pássaro pousou exatamente na metade de um fio preso entre dois postes de 4 metros de altura cada. Por conta do local onde esse pássaro pousou, o fio formou um arco de parábola.
Considerando que o eixo y passa sobre um dos postes e que o eixo x representa o chão, com base na função d escrita, a menor distância do pássaro até o chão é de
(A) 3,2 metros.
(B) 5,0 metros.
(C) 3,5 metros.
(D) 2,5 metros.
(E) 3,8 metros.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender a situação descrita. Temos dois postes de 4 metros de altura e um fio que forma um arco de parábola entre eles. O pássaro pousou exatamente na metade do fio, que está entre os dois postes. Como o fio forma uma parábola, a menor distância do pássaro até o chão será o ponto mais baixo da parábola. Em uma parábola simétrica, o ponto mais baixo (vértice) está localizado na metade da altura dos postes. Se os postes têm 4 metros de altura, a altura do ponto mais baixo do arco do fio (onde o pássaro pousou) será menor que 4 metros. Para determinar a menor distância do pássaro até o chão, precisamos considerar que a altura do fio no meio (onde o pássaro está) será menor que a altura dos postes. A menor distância do pássaro até o chão, considerando a simetria e a forma da parábola, é geralmente um pouco menos que a metade da altura dos postes. Assim, a opção que mais se aproxima dessa lógica é: (A) 3,2 metros. Portanto, a resposta correta é (A) 3,2 metros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina