Na BNCC enfatiza-se a importância do sentimento de pertencimento a um grupo, além do respeito e da valorização das diferenças culturais. Quais das experiências abaixo podem estimular o desenvolvimento?
a
Utilizar recursos estruturados em atividades que sejam desenvolvidas de forma individual, considerando as singularidades de cada criança.
b
Fomentar a cooperação por meio de atitudes como emprestar o brinquedo, pois são mais efetivas que os jogos realizados em grupo.
c
Ajudar a criança a reconhecer, validar e aprender a lidar com as próprias emoções, auxiliando no reconhecimento das semelhanças e diferenças com o outro, respeitando as singularidades.
d
Priorizar o desenvolvimento de brincadeiras estruturadas que considerem duplas ou pequenos grupos.
ggostaria da resposta correta
Ed
há 2 meses
Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que a BNCC propõe sobre o sentimento de pertencimento e a valorização das diferenças culturais. a) Utilizar recursos estruturados em atividades que sejam desenvolvidas de forma individual, considerando as singularidades de cada criança. - Embora considere as singularidades, essa abordagem é mais individual e não necessariamente estimula o pertencimento a um grupo. b) Fomentar a cooperação por meio de atitudes como emprestar o brinquedo, pois são mais efetivas que os jogos realizados em grupo. - Essa opção não prioriza a experiência coletiva e a valorização das diferenças em um contexto de grupo. c) Ajudar a criança a reconhecer, validar e aprender a lidar com as próprias emoções, auxiliando no reconhecimento das semelhanças e diferenças com o outro, respeitando as singularidades. - Esta alternativa promove a empatia e o respeito às diferenças, além de estimular o pertencimento ao grupo. d) Priorizar o desenvolvimento de brincadeiras estruturadas que considerem duplas ou pequenos grupos. - Embora essa opção também promova a interação, não aborda diretamente o reconhecimento e a valorização das emoções e diferenças. A alternativa que melhor se alinha com os princípios da BNCC sobre pertencimento e valorização das diferenças culturais é: c) Ajudar a criança a reconhecer, validar e aprender a lidar com as próprias emoções, auxiliando no reconhecimento das semelhanças e diferenças com o outro, respeitando as singularidades.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade