Logo Passei Direto
Buscar
No campo da História, a contribuição de Erwin Panofsky para a análise da visualidade se situa dentre as mais importantes e utilizadas ainda hoje na historiografia. Com relação à obra deste autor, assinale a alternativa CORRETA: A) No terceiro e último nível de apreensão visual proposto pelo autor, o iconológico, esboça-se a investigação das imagens no interior de uma ciência da arte, interdisciplinar. B) Para Panofsky, uma análise de terceiro nível, iconológica, permite que o observador compreenda o que está por trás da obra de arte, somente possível dada a sua especialização focada no campo das artes visuais. C) Os estudos da visualidade se encontram no século XXI desenvolvidos para além da perspectiva iconográfica de Panofsky. Destaca-se, nesse âmbito, a iconologia crítica, um dos campos responsáveis pela exclusão das teorias deste autor da historiografia moderna. D) Propôs analisar exclusivamente obras de arte do período renascentista, em três níveis: pré-iconográfico, iconográfico e iconológico.
User badge image
Bruna Santiago

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à obra de Erwin Panofsky e sua contribuição para a análise da visualidade: A) No terceiro e último nível de apreensão visual proposto pelo autor, o iconológico, esboça-se a investigação das imagens no interior de uma ciência da arte, interdisciplinar. - Esta afirmação está correta, pois o nível iconológico realmente envolve uma análise mais profunda que considera contextos históricos, sociais e culturais. B) Para Panofsky, uma análise de terceiro nível, iconológica, permite que o observador compreenda o que está por trás da obra de arte, somente possível dada a sua especialização focada no campo das artes visuais. - Essa afirmação é um pouco enganosa, pois a análise iconológica não se limita apenas à especialização em artes visuais, mas também envolve uma compreensão mais ampla do contexto. C) Os estudos da visualidade se encontram no século XXI desenvolvidos para além da perspectiva iconográfica de Panofsky. Destaca-se, nesse âmbito, a iconologia crítica, um dos campos responsáveis pela exclusão das teorias deste autor da historiografia moderna. - Essa afirmação é exagerada, pois embora existam novas abordagens, Panofsky ainda é uma referência importante na historiografia. D) Propôs analisar exclusivamente obras de arte do período renascentista, em três níveis: pré-iconográfico, iconográfico e iconológico. - Esta afirmação é incorreta, pois Panofsky não se limitou apenas ao período renascentista, embora tenha feito análises significativas desse período. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A) No terceiro e último nível de apreensão visual proposto pelo autor, o iconológico, esboça-se a investigação das imagens no interior de uma ciência da arte, interdisciplinar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Coabitando um universo permeado por imagens que informam, distraem e sensibilizam, professores e alunos têm no dia a dia inúmeros estímulos para incorporar distintas formas de visualidade às discussões em sala de aula.
Leia com atenção as afirmacoes a seguir, relativas a propostas didáticas com recursos imagéticos na disciplina de História e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma didática pensada para uma turma em especial dificilmente poderá ser adaptada à outra, da mesma forma que um conteúdo abstrato só é inserido em História quando o alunado atinge certa conduta comportamental.
( ) Para utilizar imagens como instrumentos na condução/produção de conhecimentos, será sempre interessante que as imagens trabalhadas estejam disponíveis em qualidade razoável, o incluindo a sua projeção em sala de aula e utilizando espaços alternativos, como o laboratório de informática, por exemplo.
( ) Se uma determinada didática com recursos visuais não funciona em um grupo em específico, por falta de conhecimentos prévios, por exemplo, excepcionalmente podemos apenas ilustrar o contexto abordado com as imagens, privando-nos, no caso em tela, do exercício crítico costumeiro.
( ) É comum que professores de História compartilhem propostas didáticas, no entanto, modelos devem ser reavaliados tendo em vista a seriação, composição e dinâmica da turma na qual a proposta será realizada.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D F - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina