Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Roland Barthes foi um escritor, sociólogo, crítico literário e semiólogo francês cuja obra no campo da semiótica destaca-se, sobretudo, pela análise da produção cultural moderna e dos enunciados políticos que a atravessam.
Sobre este autor e sua obra, analise as sentenças a seguir:
I) Para Barthes, o processo de significação se pauta em dois momentos: denotação e conotação.
II) Os veículos de comunicação utilizam, segundo o autor, sistemas de códigos que são transmitidos como padrões, nisto escondendo-se as intenções e a persuasão que exercem sobre seus interlocutores.
III) Para o autor, o mito é definido conceitualmente através do exercício da denotação, a observação simples, de um enunciado.
IV) O mito barthesiano é um sistema de comunicação e uma forma de significação – uma linguagem – que não se define pelo enunciado em si.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre Roland Barthes: I) Para Barthes, o processo de significação se pauta em dois momentos: denotação e conotação. Verdadeiro, Barthes realmente discute esses dois níveis de significação em sua obra. II) Os veículos de comunicação utilizam, segundo o autor, sistemas de códigos que são transmitidos como padrões, nisto escondendo-se as intenções e a persuasão que exercem sobre seus interlocutores. Verdadeiro, Barthes fala sobre como os códigos de comunicação podem ocultar intenções e manipular a percepção. III) Para o autor, o mito é definido conceitualmente através do exercício da denotação, a observação simples, de um enunciado. Falso, Barthes argumenta que o mito vai além da denotação e envolve uma conotação mais complexa, não se limitando a uma observação simples. IV) O mito barthesiano é um sistema de comunicação e uma forma de significação – uma linguagem – que não se define pelo enunciado em si. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois Barthes vê o mito como um sistema que vai além do enunciado. Com base nessa análise, as sentenças corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: B) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Coabitando um universo permeado por imagens que informam, distraem e sensibilizam, professores e alunos têm no dia a dia inúmeros estímulos para incorporar distintas formas de visualidade às discussões em sala de aula.
Leia com atenção as afirmacoes a seguir, relativas a propostas didáticas com recursos imagéticos na disciplina de História e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma didática pensada para uma turma em especial dificilmente poderá ser adaptada à outra, da mesma forma que um conteúdo abstrato só é inserido em História quando o alunado atinge certa conduta comportamental.
( ) Para utilizar imagens como instrumentos na condução/produção de conhecimentos, será sempre interessante que as imagens trabalhadas estejam disponíveis em qualidade razoável, o incluindo a sua projeção em sala de aula e utilizando espaços alternativos, como o laboratório de informática, por exemplo.
( ) Se uma determinada didática com recursos visuais não funciona em um grupo em específico, por falta de conhecimentos prévios, por exemplo, excepcionalmente podemos apenas ilustrar o contexto abordado com as imagens, privando-nos, no caso em tela, do exercício crítico costumeiro.
( ) É comum que professores de História compartilhem propostas didáticas, no entanto, modelos devem ser reavaliados tendo em vista a seriação, composição e dinâmica da turma na qual a proposta será realizada.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D F - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina