Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
“O casal normal representado no heredograma, nunca teve parentes ascendentes ou colaterais com nanismo. No entanto, um de seus 12 filhos era anão...”.
Sobre o heredograma e o propósito anão, referido no texto, podemos afirmar, EXCETO:
A) II.5 teve duas mulheres normais e um total de 28 filhos.
B) o propósito, filho de pais normais, é resultante de uma mutação nova.
C) todos os afetados (com nanismo) são filhos, netos ou bisnetos do propósito.
D) trata-se de uma característica determinada por um gene autossômico dominante.
User badge image
Desvendando com Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada alternativa: A) II.5 teve duas mulheres normais e um total de 28 filhos. Não temos informações suficientes no enunciado para confirmar ou refutar essa afirmação, mas ela não parece contradizer a informação dada. B) O propósito, filho de pais normais, é resultante de uma mutação nova. Essa afirmação é plausível, já que o casal normal não tem histórico de nanismo, e a presença de um filho anão pode ser explicada por uma mutação nova. C) Todos os afetados (com nanismo) são filhos, netos ou bisnetos do propósito. Essa afirmação não pode ser verdadeira, pois o enunciado diz que o casal normal não tinha parentes com nanismo, o que sugere que o filho anão pode não ter descendentes afetados. D) Trata-se de uma característica determinada por um gene autossômico dominante. Essa afirmação é incorreta, pois se fosse um gene autossômico dominante, pelo menos um dos pais deveria ser afetado, o que não é o caso. Com base na análise, a alternativa que contém uma afirmação que não é verdadeira (EXCETO) é: C) todos os afetados (com nanismo) são filhos, netos ou bisnetos do propósito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O albinismo é uma herança autossômica recessiva que segue a primeira lei de Mendel.
Observe os seguintes heredogramas e tente determinar em quais deles a doença é determinada por um gene dominante e em quais heredogramas a doença é determinada por um gene recessivo.
I. os pais apresentam fenótipo dominante e o fi lho possui fenótipo recessivo. É possível ainda dizer que os pais apresentam o genótipo heterozigoto (ex.: Aa) enquanto que o fi lho é homozigoto recessivo (ex.: aa). Como os pais são doentes, conclui-se que a doença é determinada por gene dominante.
II. os pais também apresentam fenótipo dominante e o fi lho possui fenótipo recessivo. Para que seja possível pais de mesmo fenótipo ter fi lho de fenótipo diferente, os pais devem apresentar o genótipo heterozigoto (ex.: Aa) enquanto que o fi lho é homozigoto recessivo (ex.: aa). Como os pais são normais e o fi lho é doente, conclui-se que a doença é determinada por gene recessivo.
III. os pais e o fi lho são doentes. Neste caso todos podem ser homozigotos recessivos (ex.: aa) ou todos podem apresentar pelo menos um gene dominante (ex.: AA ou Aa). Logo, não é possível determinar se a doença é decorrente de um gene dominante ou recessivo.
IV. os pais e o fi lho são normais. Neste caso todos podem ser homozigotos recessivos (ex.: aa) ou todos podem apresentar pelo menos um gene dominante (ex.: AA ou Aa). Logo, não é possível determinar se o fenótipo normal, nem mesmo o fenótipo doente, é decorrente de um gene dominante ou recessivo.

Mais conteúdos dessa disciplina