Logo Passei Direto
Buscar
Um atleta de salto triplo, para se preparar para uma competição que aconteceria em dois meses, triplicou seu volume de treino de uma semana para outra por conta própria. Depois de um mês e meio, nas vésperas da competição, o atleta começou a sentir fortes dores na região anterior da tíbia. Ao procurar um ortopedista, foi constatada uma fissura no osso da tíbia por meio de radiografia e o atleta foi impedido de participar da competição almejada por ele.
Com base nos resultados do Ensaio Mecânico do tecido ósseo para diferentes regimes de aplicação de força, responda:
A) O ortopedista errou o diagnóstico, porque o osso é um biomaterial muito resistente a qualquer tipo de carga.
B) Com o excesso de treino a musculatura estava funcionando de forma menos eficiente e permitiu que o osso recebesse forças de cisalha.
C) A região plástica do osso de um atleta de salto triplo é menor do que a de um maratonista, facilitando a fratura.
D) A região elástica do osso de um atleta de salto triplo é maior do que a de um maratonista porque o salto triplo é uma atividade que estimula muito os osteoblastos por conta do impacto da atividade.
E) Mesmo com o controle do volume de treino do salto triplo, o osso dos atletas está sujeito às fraturas pela falta de adaptação do tecido às forças de compressão.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) O ortopedista errou o diagnóstico, porque o osso é um biomaterial muito resistente a qualquer tipo de carga. - Esta afirmação é incorreta, pois, embora o osso seja resistente, ele pode sim sofrer fraturas devido a sobrecargas. B) Com o excesso de treino a musculatura estava funcionando de forma menos eficiente e permitiu que o osso recebesse forças de cisalha. - Essa opção faz sentido, pois o excesso de treino pode levar à fadiga muscular, o que pode resultar em uma proteção inadequada do osso contra forças excessivas. C) A região plástica do osso de um atleta de salto triplo é menor do que a de um maratonista, facilitando a fratura. - Essa afirmação não é correta, pois a região plástica do osso não é necessariamente menor em atletas de salto triplo. D) A região elástica do osso de um atleta de salto triplo é maior do que a de um maratonista porque o salto triplo é uma atividade que estimula muito os osteoblastos por conta do impacto da atividade. - Embora o salto triplo estimule os osteoblastos, a comparação entre a região elástica dos dois tipos de atletas não é tão simples. E) Mesmo com o controle do volume de treino do salto triplo, o osso dos atletas está sujeito às fraturas pela falta de adaptação do tecido às forças de compressão. - Esta opção é verdadeira, pois mesmo com controle, a adaptação do osso pode não ser suficiente para suportar o aumento repentino de carga. Após essa análise, a alternativa correta é: E) Mesmo com o controle do volume de treino do salto triplo, o osso dos atletas está sujeito às fraturas pela falta de adaptação do tecido às forças de compressão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina