Logo Passei Direto
Buscar
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VISENTINI, Paulo Fagundes. História da África e dos africanos. 3 ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2014. p. 15.
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da Escravidão no Brasil, assinale a alternativa correta a respeito da importância, já conferida pela historiografia, ao continente africano:
A A proximidade com a continente africano e o fato de 12 milhões de africanos terem sido arrancados da África fez com que a historiografia colocasse desde o século XIX os estudos sobre a África em evidência nas principais obras.
B A historiografia falava sobre os escravos, mas dava pouco importância sobre o lugar de onde vinham os escravos.
C Varnhagen e Freyre destacaram em suas principais pesquisas a África e os africanos para entender o escravismo no Brasil.
D No início do século XX se tornou expressivo o estudo de disciplinas como a história da África.
E Desconhecimento e pouca importância aos estudos da África não estão ligados a tradição historiográfica brasileira.
User badge image
Questões Para o Saber

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a importância conferida pela historiografia ao continente africano: A) A proximidade com o continente africano e o fato de 12 milhões de africanos terem sido arrancados da África fez com que a historiografia colocasse desde o século XIX os estudos sobre a África em evidência nas principais obras. - Essa afirmação é um tanto exagerada, pois, apesar da proximidade e do número de africanos trazidos, os estudos sobre a África não foram amplamente destacados desde o século XIX. B) A historiografia falava sobre os escravos, mas dava pouco importância sobre o lugar de onde vinham os escravos. - Essa afirmação é verdadeira, pois, historicamente, a origem dos escravos muitas vezes foi negligenciada. C) Varnhagen e Freyre destacaram em suas principais pesquisas a África e os africanos para entender o escravismo no Brasil. - Embora esses historiadores tenham abordado a questão da escravidão, a ênfase na África não foi tão proeminente em suas obras. D) No início do século XX se tornou expressivo o estudo de disciplinas como a história da África. - Essa afirmação não é precisa, pois o estudo da história da África ainda era bastante limitado nesse período. E) Desconhecimento e pouca importância aos estudos da África não estão ligados à tradição historiográfica brasileira. - Essa afirmação é incorreta, pois o desconhecimento e a falta de importância estão, sim, relacionados à tradição historiográfica brasileira. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a realidade histórica é a B: "A historiografia falava sobre os escravos, mas dava pouco importância sobre o lugar de onde vinham os escravos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina