Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da Escravidão no Brasil, assinale a alternativa correta sobre o perfil dos escravizados quanto ao gênero:
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base História e Historiografia da Escravidão no Brasil, assinale a alternativa correta sobre o perfil dos escravizados quanto ao gênero:
A A maior parte dos escravizados eram mulheres, apesar dos homens serem preferidos para a lavoura.
B É impossível realizar qualquer estimativa sobre o percentual de homens e mulheres que foram trazidos como cativos, porque os registros foram perdidos, além disso a ciência sequer tem meios realizar qualquer tipo de mensuração.
C A diferença entre o número de homens e mulheres traficados se deveu porque as mulheres eram mais caras no mercado interno, além disso, os laços de parentesco em sociedades africanas, em geral matrilineares, era um obstáculo para a venda delas.
D A aquisição de mulheres era facilitada na África, isto é tão certo que pesquisas genéticas apontam para a maior contribuição das mulheres no material genético brasileiro atual.
E Foram trazidas para o Brasil mais mulheres que homens durante o período escravista, porque elas eram mais baratas, os homens eram mão-de-obra cara para os traficantes.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o perfil dos escravizados quanto ao gênero: A) A maior parte dos escravizados eram mulheres, apesar dos homens serem preferidos para a lavoura. - Essa afirmação não é precisa, pois, historicamente, a maioria dos escravizados trazidos para o Brasil eram homens, especialmente para o trabalho nas lavouras. B) É impossível realizar qualquer estimativa sobre o percentual de homens e mulheres que foram trazidos como cativos, porque os registros foram perdidos, além disso a ciência sequer tem meios de realizar qualquer tipo de mensuração. - Embora os registros sejam incompletos, existem estudos que estimam a proporção de homens e mulheres, então essa afirmação é exagerada. C) A diferença entre o número de homens e mulheres traficados se deveu porque as mulheres eram mais caras no mercado interno, além disso, os laços de parentesco em sociedades africanas, em geral matrilineares, era um obstáculo para a venda delas. - Essa alternativa traz uma explicação que se alinha com algumas análises históricas, mas a afirmação sobre a matrilinearidade não é universal para todas as sociedades africanas. D) A aquisição de mulheres era facilitada na África, isto é tão certo que pesquisas genéticas apontam para a maior contribuição das mulheres no material genético brasileiro atual. - Essa afirmação é um pouco confusa e não reflete a realidade do tráfico de escravizados, onde a maioria era masculina. E) Foram trazidas para o Brasil mais mulheres que homens durante o período escravista, porque elas eram mais baratas, os homens eram mão-de-obra cara para os traficantes. - Essa afirmação é incorreta, pois, na verdade, foram trazidos mais homens do que mulheres. Após essa análise, a alternativa que mais se aproxima da realidade histórica, apesar de algumas imprecisões, é a C. Portanto, a resposta correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina