Segundo Ribeiro (2005), antigamente, a Gestão de Pessoas se concentrava em um departamento fechado e à parte da organização, mantendo tudo a respeito da área em um clima repleto de segredos e mistérios, como as escalas salariais, que eram tão sigilosas que nem mesmo os gerentes as conheciam, além de terem o papel de controlar rigidamente a carreira dos funcionários e valorizar excessivamente a área, em detrimento dos objetivos estratégicos da empresa.
Ribeiro (2005, p. 17) afirma que esta área não pode ser vista como um setor de administração de pessoal, com atribuições burocráticas e operacionais, e traz o novo papel de Recursos Humanos, sobre o tópico Dar, é correto dizer:
A ) Instrumentos que possibilitem uma remuneração competitiva a todos os funcionários.
B ) Trabalho e o ser humano.
C ) Nas demais unidades da empresa no recrutamento e desenvolvimento das pessoas.
D ) Um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a legislação trabalhist
Ed
há 2 semanas
Para responder à pergunta sobre o novo papel de Recursos Humanos segundo Ribeiro (2005), precisamos analisar as alternativas apresentadas. A) Instrumentos que possibilitem uma remuneração competitiva a todos os funcionários. - Esta opção fala sobre remuneração, mas não abrange o papel mais amplo que o RH deve ter. B) Trabalho e o ser humano. - Embora essa opção mencione o ser humano, é muito vaga e não reflete o papel específico do RH. C) Nas demais unidades da empresa no recrutamento e desenvolvimento das pessoas. - Esta opção sugere uma atuação mais integrada do RH, o que está mais alinhado com a nova visão de gestão de pessoas. D) Um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a legislação trabalhista. - Esta opção se refere a aspectos burocráticos, que Ribeiro critica. Analisando as opções, a alternativa que melhor reflete o novo papel de Recursos Humanos, que deve ser mais integrado e focado no desenvolvimento das pessoas dentro da organização, é a opção C) Nas demais unidades da empresa no recrutamento e desenvolvimento das pessoas.