Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
As Ciências Sociais, sobretudo a Antropologia e a Sociologia, propõem que as ações humanas não são fruto de simples escolhas individuais, na medida em que existe uma ordem social influenciando as ações de cada indivíduo.
A partir desse entendimento, é correto afirmar que:
a. Karl Marx recorrentemente é tratado pela literatura acadêmica como o fundador da Sociologia e o responsável por dar esse nome a esse campo do conhecimento.
b. Recorrentemente, a Sociologia é associada à emergência do capitalismo. Diante disso, é possível afirmar que os principais autores clássicos da Sociologia enxergam o capitalismo como algo negativo e que deve ser veementemente combatido.
c. A Sociologia nasce afirmando que a sociedade é dividida em classes sociais e esse seria o primeiro pressuposto deste campo do conhecimento, principalmente a partir dos escritos de seu fundador Auguste Comte.
d. A Sociologia nasce no século XIX, sobretudo a partir da influência das Revoluções Francesa e Industrial. Desse modo, ela busca oferecer explicações orientadas por um único viés político, que é o socialismo.
e. Toda a teia social que incide sobre os seres humanos que vivem em sociedade é formada por nossas redes de relacionamentos que produzem significados, classificações e padrões de pensamento que servem para muitas coisas, desde promover uma coesão social e fortalecer laços entre os participantes até moldar nossa conduta, capturar nossa subjetividade e nos transformar em indivíduos obedientes poder econômico, familiar, científico ou de qualquer outra ordem.
User badge image
Desafios para Aprender

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) Karl Marx recorrentemente é tratado pela literatura acadêmica como o fundador da Sociologia e o responsável por dar esse nome a esse campo do conhecimento. - Essa afirmação não é correta, pois Auguste Comte é considerado o fundador da Sociologia. b) Recorrentemente, a Sociologia é associada à emergência do capitalismo. Diante disso, é possível afirmar que os principais autores clássicos da Sociologia enxergam o capitalismo como algo negativo e que deve ser veementemente combatido. - Essa afirmação é muito generalizada e não reflete a diversidade de opiniões dos sociólogos sobre o capitalismo. c) A Sociologia nasce afirmando que a sociedade é dividida em classes sociais e esse seria o primeiro pressuposto deste campo do conhecimento, principalmente a partir dos escritos de seu fundador Auguste Comte. - Embora a divisão em classes sociais seja um tema importante, não é o primeiro pressuposto da Sociologia, e Comte não focou especificamente nisso. d) A Sociologia nasce no século XIX, sobretudo a partir da influência das Revoluções Francesa e Industrial. Desse modo, ela busca oferecer explicações orientadas por um único viés político, que é o socialismo. - A Sociologia realmente surge no século XIX, mas não se limita a um único viés político, como o socialismo. e) Toda a teia social que incide sobre os seres humanos que vivem em sociedade é formada por nossas redes de relacionamentos que produzem significados, classificações e padrões de pensamento que servem para muitas coisas, desde promover uma coesão social e fortalecer laços entre os participantes até moldar nossa conduta, capturar nossa subjetividade e nos transformar em indivíduos obedientes poder econômico, familiar, científico ou de qualquer outra ordem. - Esta afirmação reflete bem a complexidade das interações sociais e a influência das redes de relacionamentos na formação do indivíduo. Após a análise, a alternativa que melhor se alinha com a proposta das Ciências Sociais e a influência da ordem social nas ações humanas é a e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns antropólogos, no início da Antropologia e influenciados pelas ideias de Charles Darwin, desenvolveram a ideia de que a humanidade teria evoluído e que as diferentes culturas também seriam fruto de uma evolução cultural. Analise as afirmacoes a seguir sobre o desenvolvimento do conceito de Cultura:
É correto apenas o que se afirma em:
I. Para entender a obra de E. Tylor, por exemplo, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da Origem das espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear.
II. A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos de orientação evolucionista. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade.
III. Por detrás de cada um destes estudos evolucionistas, predominava a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas".
a. I
b. I, II e III
c. I e III
d. II e III
e. I e II

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da Antropologia Social, disciplina essa que compõe com a Sociologia e a Ciência Política as chamadas Ciências Sociais.
Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A principal corrente da Antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento com a elaboração da chamada de etnografia.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”.
c. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo.
d. A corrente evolucionista da Antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua Antropologia Estruturalista.
e. Segundo as tradições mais contemporâneas da Antropologia evidenciadas no século XXI, os dados científicos de que dispomos atualmente confirmam de forma certeira que as diferenças genéticas hereditárias constituíram um fator de importância primordial diante das causas das diferenças que se manifestam por meio das culturas e das obras das distintas civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos.

O chamado método etnográfico pode ser entendido como um dos principais métodos de pesquisa concebido pelas Ciências Sociais, mais particularmente pela Antropologia. Analise as sentenças abaixo sobre os objetivos de pesquisa do método etnográfico (ou etnografia) e a seguir assinale a alternativa correta:
I. A “etnografia” consiste na pesquisa de campo, observação direta, minuciosa e exaustiva.
II. A “etnografia” é uma descrição cultural, objetivando generalizar as análises sobre uma determinada sociedade.
III. O “método etnográfico” se baseia na observação participante, onde o pesquisador está em contato direto com seus interlocutores.
IV. O “método etnográfico” significa um estudo profundo do ser humano a partir de suas redes locais de significados.
a. Apenas as alternativas IIII e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Ao tratar do caráter relacional do poder, sobretudo no que se refere as ações sociais e suas motivações, encontramos na Sociologia compreensiva ou hermenêutica proposta por Max Weber a ideia de que uma ação social só tem um significado quando estabelece uma comunicação com os outros.
A partir das análises de Weber, está certo o que se afirma em:
a. A concepção objetivista de poder defendida por Weber presume que a autoridade para exercê-lo está situada apenas nas relações humanas, ou seja, nesse sentido não decorreria das estruturas das instituições que organizam as relações humanas.
b. Weber definiu o conceito de ação humana presumindo que os seres humanos são motivados sempre pelo lucro, embora também tenha tratado das ações racionais referentes a fins, a valores, ações tradicionais e afetivas.
c. Segundo Weber, o objeto de estudo da Sociologia são as ações sociais que visam compreender uma realidade infinita de relações humanas e a busca pela compreensão de suas motivações.
d. Weber distinguiu três tipos de dominação: a dominação legal racional, a dominação tradicional e dominação carismática. Entretanto, o autor é bastante criticado pela comunidade científica porque ao defender essa última, o autor se colocou como defensor do nazismo.
e. Para Weber, o poder existe independente das relações humanas e isso fica evidente em sua análise quando o autor trata da relevância das classes sociais em todo o planeta, para além da das castas, estamentos e outras formas de hierarquia social.

A Antropologia, mesmo mantendo pontos de articulação e confronto com a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia e a História, torna-se um campo de investigação cada vez mais especializado, avançando dentro de sua própria prática científica e desenvolvendo métodos próprios de análise dos seres humanos.
Ao tratarmos desse campo do conhecimento científico, é correto afirmar que:
a. A natureza humana, característica inata aos seres humanos, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
b. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
c. Partindo do pressuposto da existência de uma natureza humana, conforme mostrou Thomas Hobbes, a Antropologia Cultural que nasce com Franz Boas sugere que os indivíduos possuem uma linha única moral que será justamente o elemento que permitirá uma comparação orientada pela escala unilear, sugerida por ele.
d. Segundo as perspectivas mais contemporâneas da Antropologia, a cultura não é dinâmica, mas sim estática. Por isso, a importância em defender os valores estabelecidos pela tradição ocidental, tendo em vista a sua superioridade no processo civilizador.
e. O etnocentrismo, de fato, não é um fenômeno universal. Nesse sentido, é incomum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão.

Mais conteúdos dessa disciplina