Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao lúdico, tem-se que, com base em pesquisas e experiências práticas, constitui-se uma representação envolvendo algumas das características das crianças de seis anos que as distinguem de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.
Sobre a atividade lúdica, é correto dizer que:
A) A criança dispersa com facilidade.
B) A atividade lúdica não é dita em nenhuma legislação.
C) A ludicidade não tem como característica a motivação.
D) O lúdico não é apenas o manuseio de jogos ou aplicações de atividades.
E) Não há a interação com o método, nessas atividades.
User badge image
Desafios para Aprender

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à atividade lúdica e suas características: A) A criança dispersa com facilidade. - Embora as crianças possam se distrair, a atividade lúdica é projetada para manter o interesse e a atenção, então essa afirmação não é correta. B) A atividade lúdica não é dita em nenhuma legislação. - Na verdade, a atividade lúdica é mencionada em várias legislações educacionais, especialmente no contexto da educação infantil, então essa afirmação também não é correta. C) A ludicidade não tem como característica a motivação. - A ludicidade é, por definição, motivadora, pois envolve o prazer e o interesse da criança, portanto, essa afirmação é falsa. D) O lúdico não é apenas o manuseio de jogos ou aplicações de atividades. - Esta afirmação é verdadeira, pois o lúdico envolve muito mais do que apenas jogos; inclui a exploração, a criatividade e a interação social. E) Não há a interação com o método, nessas atividades. - Essa afirmação é incorreta, pois a atividade lúdica muitas vezes envolve métodos interativos e colaborativos. Portanto, a alternativa correta é: D) O lúdico não é apenas o manuseio de jogos ou aplicações de atividades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[...] o brincar como o modo de ser e estar no mundo; o brincar como uma das prioridades de estudo nos espaços de debates pedagógicos, nos programas de formação continuada, nos tempos de planejamento; o brincar como uma expressão legitima e única da infância; o lúdico como um dos princípios para a prática pedagógica; a brincadeira nos tempos e espaços da escola e das salas de aula; a brincadeira como possibilidade para conhecer mais as crianças e as infâncias que constituem os anos/séries iniciais do ensino fundamental de nove anos (BRASIL, 2006, p.11-12).
Esse trecho foi retirado de qual lei?
a. LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).
b. EJA (Educação de Jovens e Adultos).
c. LDB (Lei de Diretrizes e Bases).
d. LEP (Lei de Execuções Penais).
e. ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A construção histórica do lúdico em sala de aula deu-se por muitos movimentos e legislações que aconteceram ao passar dos anos. A ideia de “escola” é consideravelmente nova em nossa sociedade em vista de todo um panorama histórico.
Nesse sentido, há um período da história da humanidade em que as crianças eram vistas como um adulto em miniatura e frequentavam os mesmos ambientes que os adultos sem problema algum. Trata-se de qual período?
a. Pré-História.
b. Idade Moderna.
c. Idade Antiga.
d. Idade Média.
e. Idade Contemporânea.

[...] Por outro lado, conhecemos brincadeiras em que o próprio processo de atividade também não proporciona satisfação. São aquelas que prevalecem no final da idade pré-escolar e no início da idade escolar, que trazem satisfação apenas quando seu resultado se revela interessante para a criança; é o caso, por exemplo, dos jogos esportivos [...]. Muito frequentemente, eles são tingidos de um sentimento agudo de insatisfação quando o seu término é desfavorável para a criança.
Dessa forma, a definição da brincadeira pelo princípio de satisfação, é claro, não pode ser considerada correta. (VYGOTSKY, 2008, p. 23) De qual tema Vygotsky se refere:
a. Brincadeiras da infância.
b. Atividades lúdicas.
c. Atividades de cunho avaliatório.
d. Atividades extracurriculares.
e. Atividades de brincadeiras para a hora do intervalo.

Mais conteúdos dessa disciplina