Logo Passei Direto
Buscar
A atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quanto a sua execução, ou seja, divertir o praticante. Ante o contexto narrado, sabe-se que por meio da atividade lúdica, a criança nem percebe que está aprendendo, ou seja, é uma forma de estimular a aprendizagem de forma descontraída.
Sendo assim, ante o exposto, é correto dizer sobre a atividade lúdica. Julgue os itens: Assinale (F) falso ou (V) verdadeiro:
( ) São brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas.
( ) São atividades que visam à competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa.
( ) Existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
( ) Não pressupõe desafio e surpresa.
( ) Os usos de brinquedos devem ser usados apenas nos intervalos.
A) F – F – V – V – V.
B) V – F – V – V – V.
C) V – F – V – V – F.
D) V – F – V – F – F.
E) F – V – V – F – F.
User badge image
Desafios para Aprender

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a atividade lúdica: ( ) São brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas. É verdadeira (V). A atividade lúdica geralmente envolve brincadeiras que são mais flexíveis e criativas, permitindo liberdade na execução. ( ) São atividades que visam à competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa. É falsa (F). Embora algumas atividades lúdicas possam ter um aspecto competitivo, o foco principal é o prazer e a diversão, não a competição. ( ) Existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos. É verdadeira (V). A motivação é um elemento essencial nas atividades lúdicas, pois elas são realizadas de forma prazerosa e envolvente. ( ) Não pressupõe desafio e surpresa. É falsa (F). A atividade lúdica muitas vezes envolve desafios e elementos de surpresa, que são parte do que a torna divertida e estimulante. ( ) Os usos de brinquedos devem ser usados apenas nos intervalos. É falsa (F). Os brinquedos e brincadeiras podem ser utilizados em diversos momentos, não apenas nos intervalos, pois são ferramentas importantes para a aprendizagem e desenvolvimento. Agora, organizando as respostas, temos: V - F - V - F - F. Portanto, a alternativa correta é: D) V – F – V – F – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[...] o brincar como o modo de ser e estar no mundo; o brincar como uma das prioridades de estudo nos espaços de debates pedagógicos, nos programas de formação continuada, nos tempos de planejamento; o brincar como uma expressão legitima e única da infância; o lúdico como um dos princípios para a prática pedagógica; a brincadeira nos tempos e espaços da escola e das salas de aula; a brincadeira como possibilidade para conhecer mais as crianças e as infâncias que constituem os anos/séries iniciais do ensino fundamental de nove anos (BRASIL, 2006, p.11-12).
Esse trecho foi retirado de qual lei?
a. LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro).
b. EJA (Educação de Jovens e Adultos).
c. LDB (Lei de Diretrizes e Bases).
d. LEP (Lei de Execuções Penais).
e. ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A construção histórica do lúdico em sala de aula deu-se por muitos movimentos e legislações que aconteceram ao passar dos anos. A ideia de “escola” é consideravelmente nova em nossa sociedade em vista de todo um panorama histórico.
Nesse sentido, há um período da história da humanidade em que as crianças eram vistas como um adulto em miniatura e frequentavam os mesmos ambientes que os adultos sem problema algum. Trata-se de qual período?
a. Pré-História.
b. Idade Moderna.
c. Idade Antiga.
d. Idade Média.
e. Idade Contemporânea.

[...] Por outro lado, conhecemos brincadeiras em que o próprio processo de atividade também não proporciona satisfação. São aquelas que prevalecem no final da idade pré-escolar e no início da idade escolar, que trazem satisfação apenas quando seu resultado se revela interessante para a criança; é o caso, por exemplo, dos jogos esportivos [...]. Muito frequentemente, eles são tingidos de um sentimento agudo de insatisfação quando o seu término é desfavorável para a criança.
Dessa forma, a definição da brincadeira pelo princípio de satisfação, é claro, não pode ser considerada correta. (VYGOTSKY, 2008, p. 23) De qual tema Vygotsky se refere:
a. Brincadeiras da infância.
b. Atividades lúdicas.
c. Atividades de cunho avaliatório.
d. Atividades extracurriculares.
e. Atividades de brincadeiras para a hora do intervalo.

Mais conteúdos dessa disciplina