As quedas representam um dos principais riscos à saúde da população idosa, estando associadas a fraturas, perda da autonomia e institucionalização precoce. A fisioterapia tem papel fundamental na prevenção desses eventos, por meio de intervenções específicas que visam ao fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio e reeducação da marcha.
Com base nas informações apresentadas, qual alternativa melhor expressa a atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos?
Alternativas
Alternativa 1:
O fisioterapeuta atua na prescrição de medicamentos para prevenção de quedas em idosos.
Alternativa 2:
A fisioterapia atua exclusivamente após a ocorrência de quedas, como forma de reabilitação.
Alternativa 3:
A fisioterapia visa apenas ao fortalecimento muscular, não interferindo nos aspectos do equilíbrio.
Alternativa 4:
A prevenção de quedas em idosos é uma atribuição exclusiva da medicina geriátrica e da enfermagem.
Alternativa 5:
A atuação fisioterapêutica inclui programas de exercícios voltados ao equilíbrio, força muscular, marcha e orientações, contribuindo assim para a redução do risco de quedas.
Ed
há 6 dias
A alternativa que melhor expressa a atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos é: Alternativa 5: A atuação fisioterapêutica inclui programas de exercícios voltados ao equilíbrio, força muscular, marcha e orientações, contribuindo assim para a redução do risco de quedas. Essa alternativa reflete a abordagem preventiva e abrangente da fisioterapia, que visa melhorar a funcionalidade e a segurança dos idosos.