Logo Passei Direto
Buscar
Uma amostra de conduto auditivo com informe clínico de otite crônica "difícil de tratar", uma vez que diferentes terapias foram prescritas sem sucesso, deu entrada no laboratório de Diagnóstico Microbiológico Veterinário. O exame direto mostrou a presença de muitos bacilos. Considerando a suspeita de um quadro de otite externa por Pseudomonas aeruginosa, que tipo de achados laboratoriais podemos observar?
A) Sensibilidade antimicrobiana elevada, pela ausência de resistência intrínseca.
B) Após crescimento em Ágar Muller Hinton presença de colônias mucóides, produtoras de pigmentos e odor adocicado.
C) Crescimento bacteriano apenas em meios enriquecidos, pois esta bactéria apresenta elevada exigência nutricional.
D) Após crescimento em meio de cultura diferencial contendo lactose, fermentação intensa deste açúcar alterando a coloração do meio.
E) Após crescimento em Tríplice Açúcar-Ferro (TSI), rampa com tonalidade vermelha e base amarela, indicando fermentação apenas da glicose.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando as características da Pseudomonas aeruginosa: A) Sensibilidade antimicrobiana elevada, pela ausência de resistência intrínseca. - Pseudomonas aeruginosa é conhecida por ter resistência a muitos antimicrobianos, então essa alternativa não é correta. B) Após crescimento em Ágar Muller Hinton, presença de colônias mucóides, produtoras de pigmentos e odor adocicado. - Esta descrição é compatível com Pseudomonas aeruginosa, que pode formar colônias mucóides e é conhecida por produzir pigmentos (como a piocianina) e um odor característico. C) Crescimento bacteriano apenas em meios enriquecidos, pois esta bactéria apresenta elevada exigência nutricional. - Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria bastante versátil e pode crescer em meios simples, não apenas em meios enriquecidos. D) Após crescimento em meio de cultura diferencial contendo lactose, fermentação intensa deste açúcar alterando a coloração do meio. - Pseudomonas aeruginosa não fermenta lactose, então essa alternativa está incorreta. E) Após crescimento em Tríplice Açúcar-Ferro (TSI), rampa com tonalidade vermelha e base amarela, indicando fermentação apenas da glicose. - Pseudomonas aeruginosa geralmente não fermenta açúcares, então essa descrição não é correta. Com base na análise, a alternativa correta é: B) Após crescimento em Ágar Muller Hinton, presença de colônias mucóides, produtoras de pigmentos e odor adocicado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.

Mais conteúdos dessa disciplina