Logo Passei Direto
Buscar
Acerca de meios de cultivo usados em micologia e precauções quanto à metodologia para o diagnóstico com atenção a algumas espécies, assinale a única afirmativa incorreta:
(A) Há meios presuntivos que indicam grupos de fungos ou gêneros, como por ex., ágar com compostos fenólicos para Cryptococcus spp. Existem meios presuntivos, por reação enzimática e colorimétrica, de espécies de Candida spp (Candida Medium, CHROMagar, etc). São mais caros que o ágar Sabouraud e a maior aplicação ocorre no isolamento primário de leveduras de amostras muito contaminadas (ex: fezes). A identificação, no entanto, é feita somente, após análise morfológica e fisiológica
(B) Os meios seletivos para fungos patogênicos contém cicloheximida. São usados no cultivo de material de lesões com suspeita de dermatofitose. Ressalte-se que esta substância poderá inibir o isolamento de fungos oportunistas, além de Histoplasma capsulatum na fase leveduriforme e algumas leveduras patogênicas dos gêneros Candida e Cryptococcus.
(C) O meio de cultivo ágar Sabouraud Dextrose está composto basicamente de dextrose, ágar-ágar e peptona, além de água destilada e deve ter o seu pH corrigido para 7,0 +/- 0,1.
(D) Com a terapia antimicrobiana de largo espectro e tratamento de pacientes com doenças metabólicas crônicas, neoplásicos, transplantados, uso de citotóxicos e imunossupressores, a diferença entre fungos contaminantes e patogênicos, tornou-se pouco clara. Agentes como Candida, Cryptococcus e espécies de zigomicetos, por muito tempo considerados contaminantes de laboratório e sem importância clínica, são agora conhecidos causadores de várias enfermidades. Além dos patógenos clássicos, estes fungos também devem ser considerados.
(E) As leveduras são capazes de colonizar o homem e animais e, frente à perda do equilíbrio parasita-hospedeiro, causam quadros infecciosos com formas clínicas localizadas ou disseminadas. Fungos filamentosos, ao contrário, normalmente, não fazem parte da microbiota animal e portanto o homem não é um reservatório importante para esse grupo de fungos.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa incorreta: (A) Esta afirmativa fala sobre meios presuntivos e menciona corretamente o uso de ágar com compostos fenólicos para Cryptococcus spp. e outros meios para Candida spp. A descrição parece correta. (B) A afirmativa menciona que os meios seletivos para fungos patogênicos contêm cicloheximida e que isso pode inibir o isolamento de fungos oportunistas e Histoplasma capsulatum. Isso está correto, pois a cicloheximida é usada para inibir outros fungos. (C) O meio de cultivo ágar Sabouraud Dextrose é realmente composto por dextrose, ágar-ágar e peptona, mas o pH ideal para este meio geralmente é em torno de 5,6, não 7,0. Portanto, essa afirmativa está incorreta. (D) A afirmativa discute a confusão entre fungos contaminantes e patogênicos, o que é uma observação válida e atual na micologia clínica. (E) A afirmativa sobre leveduras e fungos filamentosos também está correta, pois leveduras podem colonizar humanos e animais, enquanto fungos filamentosos geralmente não fazem parte da microbiota. Dessa forma, a única afirmativa incorreta é a alternativa (C), pois o pH do ágar Sabouraud Dextrose não deve ser corrigido para 7,0, mas sim para um valor mais ácido, em torno de 5,6. Portanto, a resposta correta é: (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.