O termo “indústria 4.0” vem da apropriação da ideia da quarta revolução industrial e surgiu em meados de 2013 na Alemanha, fruto de uma estratégia do governo daquele país em juntar, no ano de 2011, representantes do próprio governo, da indústria, da iniciativa privada e da academia (instituições de ensino) para debater os rumos que deviam ser tomados no país para que ele fosse um líder em tecnologia e se mantivesse competitivo face ao mercado globalizado. Ainda assim, o termo nos pressupõe que existiram outras revoluções industriais anteriores, ou seja, houve evoluções sistemáticas na maneira de produzir com o passar do tempo.
Dentre as alternativas, qual expressa fatores que devem ser observados quando da compreensão da evolução dos modelos de produção ao longo da história?
Questão 9
Resposta
a.
Sistemas baseados em qualquer outro modelo que não o da quarta revolução industrial são considerados ineficientes para a realização de qualquer produto atualmente.
b.
Cada processo produtivo, em relação às necessidades de seu produto e ao mercado que almeja atender, não precisa da observação dos diversos modelos produtivos para avaliar diferentes formas de atender tais necessidades
c.
A ideia de uma quarta revolução industrial, tendo esta como a mais moderna, não pressupõe a total obsolescência dos modelos produtivos anteriores.
d.
É possível afirmar que, de maneira sequencial, a ideia de primeira revolução industrial sempre vai pressupor uma situação de menor eficiência do que sistemas baseados nas ideias das revoluções posteriores
e.
A evolução dos modelos produtivos é algo que somente representa um caráter teórico de observação dos processos produtivos, na prática tais modelos jamais se provaram relevantes
Ed
há 3 meses
Para responder à pergunta sobre a evolução dos modelos de produção e a compreensão da indústria 4.0, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Sistemas baseados em qualquer outro modelo que não o da quarta revolução industrial são considerados ineficientes para a realização de qualquer produto atualmente. - Essa afirmação é muito rígida e não considera que modelos anteriores ainda podem ser eficientes em contextos específicos. b) Cada processo produtivo, em relação às necessidades de seu produto e ao mercado que almeja atender, não precisa da observação dos diversos modelos produtivos para avaliar diferentes formas de atender tais necessidades. - Essa afirmação ignora a importância de aprender com modelos anteriores. c) A ideia de uma quarta revolução industrial, tendo esta como a mais moderna, não pressupõe a total obsolescência dos modelos produtivos anteriores. - Esta alternativa é correta, pois reconhece que os modelos anteriores ainda têm relevância e podem coexistir com a nova revolução. d) É possível afirmar que, de maneira sequencial, a ideia de primeira revolução industrial sempre vai pressupor uma situação de menor eficiência do que sistemas baseados nas ideias das revoluções posteriores. - Essa afirmação é simplista e não leva em conta que a eficiência pode variar conforme o contexto. e) A evolução dos modelos produtivos é algo que somente representa um caráter teórico de observação dos processos produtivos, na prática tais modelos jamais se provaram relevantes. - Essa afirmação é incorreta, pois os modelos produtivos têm um impacto prático significativo. Diante da análise, a alternativa que expressa corretamente fatores a serem observados na compreensão da evolução dos modelos de produção é: c) A ideia de uma quarta revolução industrial, tendo esta como a mais moderna, não pressupõe a total obsolescência dos modelos produtivos anteriores.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade