Logo Passei Direto
Buscar
Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.
A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à:
Transformação do carbono-12 em carbono-14 ao longo dos anos.
Fixação maior do carbono-14 nos tecidos de organismos após a morte.
Decomposição de todo o carbono-12 presente no organismo após a morte.
Emissão de carbono-12 pelos tecidos de organismos após a morte.
Proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.
User badge image
Matematicamente

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A técnica de datação por carbono-14 é baseada na proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos. Após a morte do organismo, o carbono-14 começa a decair, enquanto o carbono-12 permanece constante, permitindo que os cientistas estimem a idade do material analisado. Portanto, a resposta correta é: Proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Respirar é preciso e geralmente é um ato geralmente inconsciente. O nosso corpo se encarrega de equilibrar a entrada do oxigênio e a eliminação do gás carbônico, dependendo de nossas necessidades fisiológicas.
Considerando a Biofísica da Respiração, analise as afirmativas abaixo julgue-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A hemoglobina é um pigmento respiratório que está dissolvida no plasma, produzindo a coloração vermelha de nosso sangue. Trata-se de uma substância orgânica, que se liga ao oxigênio ou ao gás carbônico reversivelmente.
( ) A respiração funciona perfeitamente bem, sem necessidade de empenho consciente por parte do ser humano, por estar sob o controle do sistema nervoso autônomo. Sob esse controle, o ritmo respiratório varia de acordo com as necessidades fisiológicas.
( ) Nos movimentos respiratórios de inspiração e expiração, músculos se contraem e relaxam, modificando o volume da caixa torácica. Através da contração dos músculos intercostais e relaxamento do diafragma, ocorre a inspiração. Quando os intercostais relaxam, e o diafragma contrai, ocorre a expiração do ar.
( ) A hematose ocorre nos alvéolos pulmonares; em sua cavidade, a concentração de oxigênio é superior à dos capilares sanguíneos, e, por difusão, o gás oxigênio passa para o sangue, ocorrendo o inverso com o gás carbônico.
( ) Após uma inspiração forçada, seguida de expiração forçada máxima, permanece, nos pulmões, certo volume de ar, o ar residual. Deste modo, por mais intensa que seja a expiração, o pulmão nunca esvazia completamente.
V – V – V – V – V.
V – F – V – F – F.
F – V – F – V – V.
V – V – F – V – F.
F – F – V – F – V.

os químicos radioativos, ou seja, que estão constantemente emitindo partículas alfa ou beta ou radiação gama e, portanto, requerem cuidados especiais em sua manipulação e transporte. Por outro lado, ao mencionarmos “material irradiado” estamos nos referindo a uma substância ou produto que foi submetido a tratamento por irradiação para fins de esterilização ou eliminação de determinados microrganismos contaminantes. Considere a seguinte situação hipotética: “Uma professora, ao trabalhar o conteúdo sobre radiação e radioatividade em suas aulas, foi questionada por um de seus alunos: Professora, fui com minha mãe ao supermercado e vimos que na embalagem de morangos estava escrito que eles foram irradiados. Isso significa que o morango é radioativo e que, se eu comê-lo vou crescer igual o Godzilla?” A professora respondeu que não, pois eram temáticas diferentes e que era seguro comer aquele morango.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, qual das explicações sugeridas pela professora é a correta.
É seguro consumir o morango, pois, durante seu transporte da fazenda onde foi plantado até o supermercado, todo a radiação já havia sido liberada.
O morango, assim como todos os outros alimentos de origem orgânica, possui naturalmente um elemento radioativo, o Carbono 14. Deste modo, a professora está equivocada e não é seguro consumi-lo.
O morango, assim como outras frutas, pode ser irradiado pois não apresenta casca espessa e, portanto, não acumula radiação. Sendo assim, é seguro consumi-lo.
A professora está equivocada, uma vez que foi irradiado, o morando teve alguns de seus elementos constituintes modificados e passou a ser um alimento radioativo, não sendo indicado o seu consumo.
A professora explicou a seu aluno que, assim como outros alimentos altamente perecíveis, o morango pode ser tratado por irradiação para eliminar fungos e bactérias contaminantes. Assim sendo, seu consumo é seguro.

Mais conteúdos dessa disciplina