Logo Passei Direto
Buscar
Filosofar é uma atitude reflexiva que possibilita a problematização e o questionamento dos fenômenos e fatos da realidade. Enquanto ato reflexivo problematizador e questionador exige rigor metodológico, o que permite a elaboração de um saber distinto do senso comum.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Filosofar é refletir com distanciamento e tomar o próprio "eu" como objeto de reflexão.
II- A reflexão filosófica possibilita que o sujeito tome a si mesmo como objeto e, por esta razão, não é um saber científico metódico, mas contemplativo e especulativo.
III- A Filosofia não é um saber próprio dos que se conformam com as verdades estabelecidas e dogmas estabelecidos.
IV- A atitude filosófica é distinta do senso comum e mera opinião, uma vez que pretende construir um saber lógico e rigoroso.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Filosofar é refletir com distanciamento e tomar o próprio "eu" como objeto de reflexão. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a filosofia envolve uma reflexão crítica e distanciada sobre si mesmo e sobre a realidade. II- A reflexão filosófica possibilita que o sujeito tome a si mesmo como objeto e, por esta razão, não é um saber científico metódico, mas contemplativo e especulativo. Verdadeira, essa afirmação também está correta, pois a filosofia muitas vezes se afasta do método científico rigoroso e se concentra em questões mais especulativas e contemplativas. III- A Filosofia não é um saber próprio dos que se conformam com as verdades estabelecidas e dogmas estabelecidos. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois a filosofia busca questionar e problematizar verdades e dogmas, em vez de aceitá-los passivamente. IV- A atitude filosófica é distinta do senso comum e mera opinião, uma vez que pretende construir um saber lógico e rigoroso. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a filosofia busca um conhecimento mais fundamentado e rigoroso, em contraste com o senso comum. Como todas as sentenças (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: A As sentenças I, III e IV estão corretas. Entretanto, como a alternativa A não é uma opção válida, a resposta correta é que todas as sentenças estão corretas, mas não há uma alternativa que reflita isso. Portanto, você deve considerar que a análise das sentenças mostra que todas são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Positivismo Jurídico foi elaborado a partir do século XIX a partir de duas grandes correntes teóricas: a Escola Exegética e a Escola Histórica. A Escola Histórica, desenvolvida pelo pensamento alemão, tem como característica fundamental a rejeição à concepção de que o Estado é a única fonte de normas jurídicas, considerando a cultura de um povo o elemento vivo que move a dinâmica produção do Direito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Histórica do Direito é uma das vertentes do pensamento jurídico moderno que, de forma distinta ao pensamento Exegético, entende que há uma fonte do Direito para além do Estado que é a tradição, ou o "espírito cultural", de uma sociedade que condiciona a produção do Direito.
II- Escola Histórica de Direito e Positivismo Jurídico são sinônimos e significam a mesma coisa, qual seja, a de que o Direito nasce exclusivamente da positivação feita pelo legislador histórico.
III- Para a Escola Histórica do Direito, o Estado e sua forma legislativa não é a única fonte de Direito, uma vez que a idéia de justiça de uma sociedade nasce do processo de evolução história de um povo.
IV- Como Direito e História são expressões da cultura de um povo, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina