Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho de Friedrich Carl Von Savigny (1779-1861) é um importante marco na renovação da ciência jurídica alemã e representa um contraponto importante ao Positivismo francês. Savigny, em vertente distinta se opõe à ideia de que o "contrato social" é universal e não cultural. Desde aí, elabora conceitos que servirão de uma importante vertente do Positivismo Jurídico conhecida como Historicismo.
Acerca do Historicismo proposto por Savigny, assinale a alternativa CORRETA:
A Deixou de repudiar a filosofia racionalista, defendendo um referencial teórico a partir da lógica do positivismo.
B Intencionava buscar as raízes do direito presente a partir da historicidade, na prática, compreendeu os conceitos abstratos e idealizados pelo direito, já que a construção da história jurídica que foi objeto de análise não discute a validade e a natureza da ordem jurídica.
C Defendeu a compreensão vigente de que o direito era "parte individualizada da vida do povo", e por isso, era legítima sua imposição.
D Defendeu a coerência no sistema codificado, isto porque, assim o jurista não criaria um direito de maneira arbitrária, mas identificaria a necessidade do povo dentro de uma lógica fundada na neutralidade de sua vontade, atendo-se tão somente a legitimar uma ordem jurídica fundada na racionalidade.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Historicismo proposto por Savigny: A) Deixou de repudiar a filosofia racionalista, defendendo um referencial teórico a partir da lógica do positivismo. - Esta alternativa não é correta, pois Savigny se opôs ao positivismo e à ideia de um direito universal e racionalista. B) Intencionava buscar as raízes do direito presente a partir da historicidade, na prática, compreendeu os conceitos abstratos e idealizados pelo direito, já que a construção da história jurídica que foi objeto de análise não discute a validade e a natureza da ordem jurídica. - Esta alternativa é confusa e não reflete corretamente a proposta de Savigny, que realmente buscava entender o direito a partir de sua historicidade, mas a parte sobre não discutir a validade e a natureza da ordem jurídica não está correta. C) Defendeu a compreensão vigente de que o direito era "parte individualizada da vida do povo", e por isso, era legítima sua imposição. - Esta alternativa está mais alinhada com a visão de Savigny, que via o direito como algo que emergia da cultura e da história de um povo. D) Defendeu a coerência no sistema codificado, isto porque, assim o jurista não criaria um direito de maneira arbitrária, mas identificaria a necessidade do povo dentro de uma lógica fundada na neutralidade de sua vontade, atendo-se tão somente a legitimar uma ordem jurídica fundada na racionalidade. - Embora Savigny defendesse a importância da história e da cultura no direito, essa alternativa parece mais alinhada com uma visão positivista do direito, que Savigny criticava. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o Historicismo proposto por Savigny é a C: "Defendeu a compreensão vigente de que o direito era 'parte individualizada da vida do povo', e por isso, era legítima sua imposição."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Positivismo Jurídico foi elaborado a partir do século XIX a partir de duas grandes correntes teóricas: a Escola Exegética e a Escola Histórica. A Escola Histórica, desenvolvida pelo pensamento alemão, tem como característica fundamental a rejeição à concepção de que o Estado é a única fonte de normas jurídicas, considerando a cultura de um povo o elemento vivo que move a dinâmica produção do Direito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Histórica do Direito é uma das vertentes do pensamento jurídico moderno que, de forma distinta ao pensamento Exegético, entende que há uma fonte do Direito para além do Estado que é a tradição, ou o "espírito cultural", de uma sociedade que condiciona a produção do Direito.
II- Escola Histórica de Direito e Positivismo Jurídico são sinônimos e significam a mesma coisa, qual seja, a de que o Direito nasce exclusivamente da positivação feita pelo legislador histórico.
III- Para a Escola Histórica do Direito, o Estado e sua forma legislativa não é a única fonte de Direito, uma vez que a idéia de justiça de uma sociedade nasce do processo de evolução história de um povo.
IV- Como Direito e História são expressões da cultura de um povo, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina