Logo Passei Direto
Buscar
A Filosofia medieval (entre os séculos V ao XIV/XV) é a etapa histórica em que a Filosofia se torna "serva da Teologia", uma vez que ocorre uma indissociável relação entre Filosofia e Teologia, com o advento do cristianismo que buscou aproximar conceitos de "criação, redenção, fé e pecado" dos conceitos da filosofia grega.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os filósofos cristãos deste momento histórico, que buscaram harmonizar a relação entre a fé e a razão:
C Aristóteles e Platão.
D Agostinho e Tomás de Aquino.
A Agostinho e Sócrates.
B Plotino e Agostinho.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos filósofos cristãos que buscaram harmonizar a fé e a razão durante a Filosofia medieval. A) Agostinho e Sócrates - Agostinho é um filósofo cristão importante, mas Sócrates não é considerado um filósofo cristão, pois viveu antes do cristianismo. B) Plotino e Agostinho - Plotino é um filósofo neoplatônico, e embora tenha influenciado Agostinho, ele não é um filósofo cristão. C) Aristóteles e Platão - Ambos são filósofos gregos clássicos, mas não são considerados filósofos cristãos. D) Agostinho e Tomás de Aquino - Esta alternativa é a mais correta, pois tanto Agostinho quanto Tomás de Aquino são filósofos cristãos que buscaram harmonizar a fé e a razão, sendo figuras centrais na Filosofia medieval. Portanto, a alternativa correta é: D) Agostinho e Tomás de Aquino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Positivismo Jurídico foi elaborado a partir do século XIX a partir de duas grandes correntes teóricas: a Escola Exegética e a Escola Histórica. A Escola Histórica, desenvolvida pelo pensamento alemão, tem como característica fundamental a rejeição à concepção de que o Estado é a única fonte de normas jurídicas, considerando a cultura de um povo o elemento vivo que move a dinâmica produção do Direito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Histórica do Direito é uma das vertentes do pensamento jurídico moderno que, de forma distinta ao pensamento Exegético, entende que há uma fonte do Direito para além do Estado que é a tradição, ou o "espírito cultural", de uma sociedade que condiciona a produção do Direito.
II- Escola Histórica de Direito e Positivismo Jurídico são sinônimos e significam a mesma coisa, qual seja, a de que o Direito nasce exclusivamente da positivação feita pelo legislador histórico.
III- Para a Escola Histórica do Direito, o Estado e sua forma legislativa não é a única fonte de Direito, uma vez que a idéia de justiça de uma sociedade nasce do processo de evolução história de um povo.
IV- Como Direito e História são expressões da cultura de um povo, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina