Logo Passei Direto
Buscar
As primeiras décadas do século XXI, no campo da filosofia, foram marcadas pela revisão e descrença das tradicionais concepções teóricas. Há uma fragmentação das instituições e tendência a redefinição no modo de vida, conduzindo a uma nova forma de pensar e justificar o mundo.
Acerca das características do pensamento filosófico contemporâneo, analise as sentenças a seguir:
I- O pensamento filosófico do século XXI é marcado pelo enfraquecimento das grandes verdades legadas pela tradição medieval, considerando o ser humano como sujeito da própria história e não um ser condenado a um destino previamente determinado por Deus.
II- Contemporaneamente, o niilismo, doutrina filosófica que entende serem os valores e crenças tradicionais infundados e inúteis, permite às correntes críticas uma espécie de "desmascaramento" dos grandes dogmas filosóficos da Modernidade.
III- O pensamento filosófico contemporâneo, também chamado de "pós-moderno", se caracteriza pela consolidação dos dogmas e certezas da Modernidade, dentre as quais a crença incondicional na fé cristã como redentora e libertadora.
IV- "Pós-modernidade" é o termo cunhado pelos pensadores medievais para caracterizar o Renascimento como etapa de superação do cristianismo moderno.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O pensamento filosófico do século XXI é marcado pelo enfraquecimento das grandes verdades legadas pela tradição medieval, considerando o ser humano como sujeito da própria história e não um ser condenado a um destino previamente determinado por Deus. Verdadeiro, essa afirmação reflete uma característica do pensamento contemporâneo que valoriza a autonomia do ser humano. II- Contemporaneamente, o niilismo, doutrina filosófica que entende serem os valores e crenças tradicionais infundados e inúteis, permite às correntes críticas uma espécie de "desmascaramento" dos grandes dogmas filosóficos da Modernidade. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o niilismo realmente questiona e critica os valores tradicionais. III- O pensamento filosófico contemporâneo, também chamado de "pós-moderno", se caracteriza pela consolidação dos dogmas e certezas da Modernidade, dentre as quais a crença incondicional na fé cristã como redentora e libertadora. Falso, essa afirmação é incorreta, pois o pensamento pós-moderno é caracterizado pela crítica e desconstrução dos dogmas e certezas da Modernidade, não pela sua consolidação. IV- "Pós-modernidade" é o termo cunhado pelos pensadores medievais para caracterizar o Renascimento como etapa de superação do cristianismo moderno. Falso, essa afirmação também é incorreta, pois o termo "pós-modernidade" não foi cunhado por pensadores medievais e não se refere ao Renascimento dessa forma. Com base nas análises, as sentenças corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Positivismo Jurídico foi elaborado a partir do século XIX a partir de duas grandes correntes teóricas: a Escola Exegética e a Escola Histórica. A Escola Histórica, desenvolvida pelo pensamento alemão, tem como característica fundamental a rejeição à concepção de que o Estado é a única fonte de normas jurídicas, considerando a cultura de um povo o elemento vivo que move a dinâmica produção do Direito.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Escola Histórica do Direito é uma das vertentes do pensamento jurídico moderno que, de forma distinta ao pensamento Exegético, entende que há uma fonte do Direito para além do Estado que é a tradição, ou o "espírito cultural", de uma sociedade que condiciona a produção do Direito.
II- Escola Histórica de Direito e Positivismo Jurídico são sinônimos e significam a mesma coisa, qual seja, a de que o Direito nasce exclusivamente da positivação feita pelo legislador histórico.
III- Para a Escola Histórica do Direito, o Estado e sua forma legislativa não é a única fonte de Direito, uma vez que a idéia de justiça de uma sociedade nasce do processo de evolução história de um povo.
IV- Como Direito e História são expressões da cultura de um povo, a Escola Histórica de Direito defende que todo jurista deve ser um historiador da lei.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina