Logo Passei Direto
Buscar
“Os pais dessas gerações temiam os perigos existentes nas ruas” (2º parágrafo) “são algumas das expressões que compõem o novo dialeto” (3º parágrafo) “Gostam de ser protagonistas, colocar a mão na massa” (4º parágrafo) Assinale a alternativa em que a reescrita dos trechos em destaque está em conformidade com a norma-padrão.
(A) “Os pais dessas gerações temiam-nos nas ruas” “são algumas das expressões que o compõem” “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa”
(B) “Os pais dessas gerações temiam-os nas ruas” “são algumas das expressões que compõem-o” “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa”
(C) “Os pais dessas gerações os temiam nas ruas” “são algumas das expressões que o compõem” “Gostam de ser protagonistas, colocar-la na massa”
(D) “Os pais dessas gerações temiam-los nas ruas” “são algumas das expressões que lhe compõem” “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa”
(E) “Os pais dessas gerações temiam-nos nas ruas” “são algumas das expressões que compõem-no” “Gostam de ser protagonistas, a colocar na massa”
User badge image
Questões Para o Saber

há 22 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 22 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas para verificar qual delas está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa. (A) “Os pais dessas gerações temiam-nos nas ruas” - O uso de "temiam-nos" está incorreto, pois o pronome "nos" não se aplica aqui. “são algumas das expressões que o compõem” - Correto. “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa” - Correto. (B) “Os pais dessas gerações temiam-os nas ruas” - Correto, mas o uso de "temiam-os" é um pouco formal. “são algumas das expressões que compõem-o” - Incorreto, o pronome "o" não deve ser usado assim. “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa” - Correto. (C) “Os pais dessas gerações os temiam nas ruas” - Correto. “são algumas das expressões que o compõem” - Correto. “Gostam de ser protagonistas, colocar-la na massa” - Incorreto, o correto é "colocar" sem o "la". (D) “Os pais dessas gerações temiam-los nas ruas” - Incorreto, o uso de "temiam-los" não é adequado. “são algumas das expressões que lhe compõem” - Incorreto, o correto seria "o". “Gostam de ser protagonistas, colocá-la na massa” - Correto. (E) “Os pais dessas gerações temiam-nos nas ruas” - Incorreto, pelo mesmo motivo da alternativa (A). “são algumas das expressões que compõem-no” - Incorreto, o uso de "no" não é adequado. “Gostam de ser protagonistas, a colocar na massa” - Incorreto, o correto seria "colocar". Após a análise, a alternativa que está mais próxima da norma-padrão é a (C): “Os pais dessas gerações os temiam nas ruas” “são algumas das expressões que o compõem” “Gostam de ser protagonistas, colocar na massa”. Portanto, a resposta correta é a alternativa (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A série “Adolescência” e o recado da geração Alfa para o ensino superior Brilhante, impactante, disruptiva e paradoxalmente brutal sem apresentar nenhuma cena explícita de violência. Adolescência é a mais nova série que figura no topo da lista das mais vistas nas últimas semanas e, reconhecidamente, como uma das mais inovadoras, seja na forma como foi filmada (plano-sequência), assim como na maneira que aborda um assunto que vem causando um profundo incômodo nas famílias, nas instituições de ensino e na sociedade como um todo.
Com base no texto, assinale a alternativa com a informação correta.
(A) O texto aponta que os adolescentes da geração Alfa vivem em um universo digital repleto de referências desconhecidas pelas gerações anteriores, o que demonstra uma característica atemporal em que a geração posterior procura criar formas distintas das gerações anteriores.
(B) O texto permite inferir que os adolescentes da geração Alfa vivem em um universo digital autossuficiente, mas com contradições: gostam de desafios, porém não se sentem autônomos e independentes, precisam da ajuda dos outros e desenvolvem sua aprendizagem sem a experiencia prática.
(C) A série Adolescência é descrita como inovadora em sua forma estética, mas seu conteúdo não surpreende, pois, apesar da abordagem impactante, trata de conflitos entre gerações, algo relacionado à linguagem e costumes.
(D) O autor destaca que, embora a violência urbana ainda seja uma preocupação para os pais, a maior inquietação atual decorre do acesso irrestrito dos filhos a um universo digital complexo e, muitas vezes, incompreensível às gerações anteriores.
(E) A série Adolescência descreve a geração Alfa e chama a atenção para o uso excessivo das mídias digitais na formação dos jovens, sendo a exclusão tecnológica o principal fator de conflito geracional.

Mais conteúdos dessa disciplina