Logo Passei Direto
Buscar
Em um ambiente inclusivo, é importante dar oportunidade a todos os alunos de optar por diferentes maneiras de se expressar. Não é possível, portanto, que a escrita ou a fala sejam as únicas maneiras de um aluno exteriorizar aquilo que aprendeu ou em que está pensando. Se assim for, como fica, por exemplo, o direito de um aluno com deficiência física que não tem o movimento dos braços ou daquele que não fala? Seria justo ou correto deixá-lo sem realizar a tarefa?
Partindo do excerto de texto acima e dos estudos realizados, nomeie as seguintes lacunas:
É necessário pensar de que outras formas os alunos, com ou sem deficiência, [preencher 1], para além da fala e da escrita.
Na educação [preencher 2], muitos são os exemplos, como o de uma criança que primeiro se sente à vontade para escrever na lousa (que tem um espaço maior que o caderno) para, só então, conseguir organizar a escrita em uma folha pautada;
ou o caso de um aluno que chegou à escola [preencher 3] e sem escrever no caderno, mas que agilmente digitava tudo o que queria no teclado de um telefone celular.
As formas [preencher 4] aos alunos precisam ser aceitas e estimuladas pelo educador que, com o tempo, evidentemente terá condições de ensinar aos alunos novas formas de registrar.
a. 1 - não podem se expressar; 2 – rotina de sala de aula; 3 – falando em excesso; 4 – de registro possíveis
b. 1 - podem manifestar raiva; 2 – moderna; 3 – falando muito pouco; 4 – de registro possíveis
c. 1 - podem se expressar; 2 - inclusiva; 3 - falando muito pouco; 4 - de registro possíveis
d. 1 - podem se extravasar; 2 – infantil; 3 – falando em excesso; 4 – de registro possíveis
e. 1 - podem se expressar; 2 – da sala de recursos multifuncionais; 3 – falando muito pouco; 4 – de registro possíveis
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as opções uma a uma, considerando o contexto do texto sobre a importância da inclusão e das diferentes formas de expressão dos alunos. 1. Preencher 1: A frase sugere que é necessário pensar em como os alunos podem se expressar. Portanto, a opção que faz sentido é "podem se expressar". 2. Preencher 2: O texto fala sobre um ambiente inclusivo, então "inclusiva" se encaixa bem, pois reflete a ideia de um ambiente que acolhe todos os alunos. 3. Preencher 3: O contexto sugere que o aluno chegou à escola e tinha dificuldades de se expressar verbalmente, então "falando muito pouco" é a opção mais adequada. 4. Preencher 4: A frase fala sobre as formas de registro que precisam ser aceitas e estimuladas, então "de registro possíveis" é uma escolha que se encaixa bem. Analisando as alternativas, a única que preenche corretamente todas as lacunas de acordo com o contexto do texto é a c: 1 - podem se expressar; 2 - inclusiva; 3 - falando muito pouco; 4 - de registro possíveis. Portanto, a resposta correta é a c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.
Sobre “capacitismo”, a partir dos estudos realizados e em consonância com o texto acima, analise as afirmativas abaixo:
( ) É um sistema de opressão que hierarquiza as vidas humanas pelos tipos de corpos e/ou deficiências. As práticas capacitistas podem acontecer como ações ou como omissão. Não oferecer atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou não prover recursos de acessibilidade, por exemplo, as expõe às desigualdades sociais, podendo comprometer a própria existência das pessoas com deficiência.
( ) Consiste em subestimar a capacidade de uma pessoa com deficiência, mas, também acontece quando há a superproteção da pessoa com deficiência, impedindo-a de se desenvolver a partir de suas próprias escolhas, de praticar a autonomia para o desenvolvimento de estratégias próprias, ou não permitindo a convivência com outras pessoas.
( ) São preconceitos baseados em um padrão de corpo e comportamentos normativos, que gera sofrimento para as pessoas que não se enquadram dentro de determinados perfis estabelecidos pela sociedade. Uma forma de enfrentamento a esse tipo de preconceito é o conhecimento sobre a temática.
a. F, V,V.
b. F, F, V.
c. V, F, F.
d. V, V, V.
e. V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina