Logo Passei Direto
Buscar
Ao longo dos anos que investigamos a temática da inclusão, muitos foram os conceitos que vimos circular nos espaços que investigamos. Entre os conceitos observados destacamos: inclusão como algo distinto da integração; inclusão como o oposto da exclusão; inclusão como sinônimo de adaptações arquitetônicas e pedagógicas; inclusão como conjunto de práticas que subjetivam os indivíduos e os conduzem a olhar para si e para os outros a partir de uma forma preestabelecida.
Partindo do texto acima, analise as informações abaixo:
I. Independente dos possíveis entendimentos para a palavra inclusão, todos os usos de onde derivam seus conceitos, circulam no cotidiano, sem considerar a diversidade.
II. Em uma dimensão de políticas nacionais, a inclusão está fortemente voltada para a erradicação da miséria e da pobreza absoluta que assola milhões de brasileiros.
III. A inclusão é utilizada como mote para a mudança das condições de vida de pessoas que foram negativamente discriminadas.
IV. É imperativo mobilizar as pessoas a participarem de formas produtivas em prol da inclusão.
a. Estão corretas apenas as alternativas II e IV.
b. Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.
c. Estão corretas apenas as alternativas II e III.
d. Estão corretas apenas as alternativas III e IV.
e. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Independente dos possíveis entendimentos para a palavra inclusão, todos os usos de onde derivam seus conceitos, circulam no cotidiano, sem considerar a diversidade. Falso, essa afirmativa parece desconsiderar que a inclusão deve, na verdade, considerar a diversidade e as diferentes realidades dos indivíduos. II. Em uma dimensão de políticas nacionais, a inclusão está fortemente voltada para a erradicação da miséria e da pobreza absoluta que assola milhões de brasileiros. Verdadeiro, a inclusão social está frequentemente relacionada a políticas que buscam melhorar as condições de vida e erradicar a pobreza. III. A inclusão é utilizada como mote para a mudança das condições de vida de pessoas que foram negativamente discriminadas. Verdadeiro, a inclusão visa promover mudanças nas condições de vida de grupos que enfrentam discriminação. IV. É imperativo mobilizar as pessoas a participarem de formas produtivas em prol da inclusão. Verdadeiro, a mobilização social é fundamental para promover a inclusão. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um ambiente inclusivo, é importante dar oportunidade a todos os alunos de optar por diferentes maneiras de se expressar. Não é possível, portanto, que a escrita ou a fala sejam as únicas maneiras de um aluno exteriorizar aquilo que aprendeu ou em que está pensando. Se assim for, como fica, por exemplo, o direito de um aluno com deficiência física que não tem o movimento dos braços ou daquele que não fala? Seria justo ou correto deixá-lo sem realizar a tarefa?
Partindo do excerto de texto acima e dos estudos realizados, nomeie as seguintes lacunas:
É necessário pensar de que outras formas os alunos, com ou sem deficiência, [preencher 1], para além da fala e da escrita.
Na educação [preencher 2], muitos são os exemplos, como o de uma criança que primeiro se sente à vontade para escrever na lousa (que tem um espaço maior que o caderno) para, só então, conseguir organizar a escrita em uma folha pautada;
ou o caso de um aluno que chegou à escola [preencher 3] e sem escrever no caderno, mas que agilmente digitava tudo o que queria no teclado de um telefone celular.
As formas [preencher 4] aos alunos precisam ser aceitas e estimuladas pelo educador que, com o tempo, evidentemente terá condições de ensinar aos alunos novas formas de registrar.
a. 1 - não podem se expressar; 2 – rotina de sala de aula; 3 – falando em excesso; 4 – de registro possíveis
b. 1 - podem manifestar raiva; 2 – moderna; 3 – falando muito pouco; 4 – de registro possíveis
c. 1 - podem se expressar; 2 - inclusiva; 3 - falando muito pouco; 4 - de registro possíveis
d. 1 - podem se extravasar; 2 – infantil; 3 – falando em excesso; 4 – de registro possíveis
e. 1 - podem se expressar; 2 – da sala de recursos multifuncionais; 3 – falando muito pouco; 4 – de registro possíveis

Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.
Sobre “capacitismo”, a partir dos estudos realizados e em consonância com o texto acima, analise as afirmativas abaixo:
( ) É um sistema de opressão que hierarquiza as vidas humanas pelos tipos de corpos e/ou deficiências. As práticas capacitistas podem acontecer como ações ou como omissão. Não oferecer atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou não prover recursos de acessibilidade, por exemplo, as expõe às desigualdades sociais, podendo comprometer a própria existência das pessoas com deficiência.
( ) Consiste em subestimar a capacidade de uma pessoa com deficiência, mas, também acontece quando há a superproteção da pessoa com deficiência, impedindo-a de se desenvolver a partir de suas próprias escolhas, de praticar a autonomia para o desenvolvimento de estratégias próprias, ou não permitindo a convivência com outras pessoas.
( ) São preconceitos baseados em um padrão de corpo e comportamentos normativos, que gera sofrimento para as pessoas que não se enquadram dentro de determinados perfis estabelecidos pela sociedade. Uma forma de enfrentamento a esse tipo de preconceito é o conhecimento sobre a temática.
a. F, V,V.
b. F, F, V.
c. V, F, F.
d. V, V, V.
e. V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina