Logo Passei Direto
Buscar
A construção coletiva de um projeto educativo na instituição escolar é, sem dúvidas, um trabalho que passa pelo engajamento de gestores, professores, pedagogos, alunos e pais, todos juntos na mobilização da democratização do conhecimento em nosso país. A escola que se quer democrática precisa definir, a princípio, uma nova qualidade, buscando ser aquela que perpassa pelas questões de organização escolar e que transforma a realidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
II. Para se constituir um projeto de sucesso, a atuação coletiva nas escolas exige uma formação específica para os seus atores, pois se trata de um exercício democrático. Todavia, as práticas coletivas ainda não se configuram, de modo geral, uma tradição nas escolas brasileiras.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I. "A construção coletiva de um projeto educativo na instituição escolar é, sem dúvidas, um trabalho que passa pelo engajamento de gestores, professores, pedagogos, alunos e pais, todos juntos na mobilização da democratização do conhecimento em nosso país." Essa asserção é verdadeira, pois realmente enfatiza a importância do engajamento coletivo na construção de um projeto educativo. II. "Para se constituir um projeto de sucesso, a atuação coletiva nas escolas exige uma formação específica para os seus atores, pois se trata de um exercício democrático. Todavia, as práticas coletivas ainda não se configuram, de modo geral, uma tradição nas escolas brasileiras." Essa asserção também é verdadeira, pois destaca a necessidade de formação e reconhece que a prática coletiva ainda não é uma tradição consolidada nas escolas brasileiras. Agora, vamos às opções: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. - Verdadeiro, pois ambas as asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira ao falar sobre a necessidade de formação e a falta de tradição nas práticas coletivas. B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. - Falso, pois a segunda realmente justifica a primeira. C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. - Falso, pois a primeira asserção é verdadeira. D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. - Falso, pois a segunda asserção é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A democratização da gestão educacional não pode ser compreendida como a eliminação da presença do Estado dos serviços públicos, mas como um gesto que busca mecanismos para submeter as decisões de Estado ao debate e ao controle pela opinião pública, pais, professores, alunos e grupos.
II. A participação de toda a comunidade escola, na busca do alcance das metas estabelecidas e do cumprimento das funções sociais, explicitadas no projeto político-pedagógico, constitui uma ação utópica que quase sempre se inviabiliza pelas subjetivações dos sujeitos nos processos de tomada de decisão.
a. A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
b. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são falsas.
c. As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
d. A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
e. As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

“O legado negativo de um trabalho fragmentado já incorporado em nossa rotina de trabalho como algo natural se configura como uma falsa concepção de autonomia manifestada no cotidiano escolar por frases como: "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A realização de um trabalho individualista, desprovido de qualquer vinculação com outros sujeitos, não traduz de maneira alguma o que compreendemos por autonomia.
Com base no aporte legal e nos textos produzidos sobre a gestão democrática da educação por pesquisadores da área, afirma-se que:
A Uma boa gestão escolar depende mais das normas e regulamentos institucionais que da ação das pessoas dentro da instituição.
B A gestão democrática equaciona todos os desafios educacionais, pois nesse modelo de gestão os atores da comunidade educativa executam suas atribuições, preconizadas em lei, a contento.
C A compreensão precarizada sobre autonomia do trabalho da escola somada a um individualismo se constituem complicadores para a efetiva gestão democrática e participativa.
D Hoje se concebe que o centro de todos as ações são os dispositivos legais, logo, o conceito de gestão vem desse entendimento que os aportes legais fazem a diferença e asseguram a gestão equilibrada.
E A direção da escola é uma respeitável função que, nas instituições educativas, assume um sentido diferente da conotação empresarial. Sendo que, mesmo sem a ajuda dos pares, tem as condições de efetivar o desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa.

A função social da escola é complexa, ampla e diversificada. Tem necessidade de ser responsiva às mudanças rápidas e novas demandas educacionais que se processam no contexto sociopolítico em que a escola está inserida. Deve, dessa maneira, representar uma educação que forma a integralidade do ser, que considera o humano, o contexto e seus condicionantes, sejam eles da ordem social, política ou econômica.
Leia com atenção as afirmativas sobre o papel da escola e os seus objetivos institucionais. É correto o que se afirma em:
I. A função social da escola consiste na formação de sujeitos históricos, proporcionando-os repertório cultural para a construção de uma cidadania política e econômica. Para isso, são necessários procedimentos e meios organizacionais que subsidiem e garantam a qualidade da execução dessa tarefa.
II. Os momentos histórico, político, social e econômico da sociedade afetam diretamente os modos de conceber a escola e as suas finalidades educativas.
III. Quando a escola apresenta uma concepção bem definida sobre sua função social, essa posição diminui a exigência das instituições escolares serem bem geridas, de funcionarem bem, de contarem com recursos físicos e materiais.
IV. Historicamente, as escolas, no tocante aos seus modos de organização dos espaços, dos tempos, das formas de agrupamentos dos alunos e dos modos de trabalho na produção do conhecimento não sofreram influências determinantes dos modos de produção capitalista.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D II e IV, apenas.
E III e IV, apenas.

No campo das práticas de gestão escolar, a avaliação deve ser feita com objetivos de verificar a localização de dificuldades especiais no sucesso da instituição. Com isso, pretende-se chamar a atenção da gestão para os possíveis fluxos de dificuldades, buscando atendê-los adequadamente por meio de revisões e correções de rotas.
Sobre questões concernentes a avaliação, assinale a alternativa correta.
I. A avaliação externa é conduzida por uma agente externo ao objetivo avaliado. No Brasil, foram adotadas, desde o início dos anos 80 do século XX, avaliações externas e em larga escala. Temos como exemplo desse tipo de avaliação o SAEB, ENEM e o ENC.
II. A avaliação institucional ou acadêmica busca produzir indicadores que subsidiem a instituição escolar na localização de deficiências e na proposição de soluções coletivas de aperfeiçoamento.
III. Na avaliação institucional busca-se, prioritariamente, o levantamento de indicadores que traduzem a qualidade das aprendizagens dos estudantes.
IV. A avaliação acadêmica busca produzir e sistematizar informações sobre os resultados da qualidade do desempenho dos alunos, em função do acompanhamento e da revisão das políticas educacionais implementadas, com vistas para os indicadores de qualidade dos resultados do ensino.
V. A escola não possui governabilidade sobre tudo que afeta a qualidade que ela deve produzir e da qual ela é cobrada.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D II, IV e V, apenas.
E I, II e IV, apenas.

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “[...] a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar [...]. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.”
Considerando esses importantes aspectos, leia as afirmativas, considerando aquelas que apresentam corretamente o que os autores concebem como uma boa gestão escolar. É correto o que se afirma em:
I. Uma gestão de qualidade se baseia numa organização estratégica do trabalho, porém não coaduna com discursos que se fundamentem em qualquer dualidade entre a dimensão administrativa e a dimensão pedagógica.
II. Uma escola bem gerida não pode garantir qualidade nas aprendizagens, pois o diretor não pode se responsabilizar pelo que acontece em sala de aula, de modo que todos os alunos alcancem bons níveis de qualidade nas aprendizagens.
III. Numa gestão escolar de qualidade, muitas vezes é razoável e estratégico estabelecer alguns limites na participação da comunidade e na resolução dos problemas da instituição escolar.
IV. Os modelos de gestão guiados por práticas democráticas privilegiam relações de entrelaçamento entre funções, de forma a oportunizar discussões e decisões coletivas.
a. II e III, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina