Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A despeito de todos os temores e incertezas que marcaram a aventura da expansão marítima portuguesa, os aventureiros que nela se lançaram conseguiram desbravar a costa oeste africana, até o seu extremo sul, durante o século XV.
Com relação a esses acontecimentos, podemos afirmar que:
I. A ultrapassagem do Cabo Bojador, em 1434, pela expedição comandada por Gil Eanes, concretizou uma das primeiras das intenções do infante D. Henrique: a de firmar controle sobre o litoral da África subsaariana.
II. A expansão portuguesa no litoral ocidental africano levou ao estabelecimento de feitorias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos.
III. A crença na existência do reino cristão de Preste João, situado em algum lugar para além dos domínios muçulmanos, foi um dos elementos do imaginário coletivo da época que estimulou a participação de muitos nas expedições direcionadas para o litoral africano.
A) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
B) se somente as afirmativa I e II estiverem corretas.
C) se somente a afirmativa II estiver correta.
D) se todas as afirmativas estiverem corretas.
E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 3 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A ultrapassagem do Cabo Bojador, em 1434, pela expedição comandada por Gil Eanes, concretizou uma das primeiras intenções do infante D. Henrique: a de firmar controle sobre o litoral da África subsaariana. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a passagem do Cabo Bojador foi um marco importante na exploração portuguesa. II. A expansão portuguesa no litoral ocidental africano levou ao estabelecimento de feitorias e ao início, em pequena escala, do tráfico de escravos africanos. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, já que a expansão resultou no estabelecimento de feitorias e no início do tráfico de escravos. III. A crença na existência do reino cristão de Preste João, situado em algum lugar para além dos domínios muçulmanos, foi um dos elementos do imaginário coletivo da época que estimulou a participação de muitos nas expedições direcionadas para o litoral africano. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a lenda de Preste João era um dos fatores que motivavam as expedições. Como todas as afirmativas I, II e III estão corretas, a alternativa correta é: D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a):
a) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;
b) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.
c) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;
d) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;
e) implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.

Mais conteúdos dessa disciplina