Logo Passei Direto
Buscar
As concepções de políticas refletem diretamente na forma como é pensada a formação cidadã para o século XXI, totalizando na definição do papel do Estado no desenvolvimento social dos indivíduos.
A partir do exposto, leia as alternativas abaixo que esclarecem o papel do Estado e do governo. Assinale a alternativa correta:
I. O Estado é um conjunto de instituições permanentes, como: órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente, que possibilitam a ação do governo.
II. O Estado é um conjunto de instituições permanentes, como: órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente, mas que impossibilitam a ação do governo.
III. O Governo é como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período.
IV. O Estado é identificado como um órgão regulador que, ao utilizar as políticas sociais eleva e garante cada vez mais as relações capitalistas.
V. O Governo deve ser reduzido à uma mera burocracia, uma vez que ele é o responsável por colocar as políticas sociais em prática.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas as opções estão corretas.
e. Todas as opções estão incorretas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. O Estado é um conjunto de instituições permanentes, como: órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente, que possibilitam a ação do governo. Verdadeiro, essa definição está correta, pois descreve o Estado como um conjunto de instituições que permitem a ação do governo. II. O Estado é um conjunto de instituições permanentes, como: órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente, mas que impossibilitam a ação do governo. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois o Estado, na verdade, possibilita a ação do governo, e não a impossibilita. III. O Governo é como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período. Verdadeiro, essa definição está correta, pois descreve o governo como um conjunto de ações e propostas que orientam a política pública. IV. O Estado é identificado como um órgão regulador que, ao utilizar as políticas sociais, eleva e garante cada vez mais as relações capitalistas. Essa afirmativa é um pouco controversa, mas pode ser considerada verdadeira, pois o Estado, em muitos contextos, atua como regulador das relações sociais e econômicas, incluindo as capitalistas. V. O Governo deve ser reduzido à uma mera burocracia, uma vez que ele é o responsável por colocar as políticas sociais em prática. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois o governo não deve ser visto apenas como uma burocracia, mas sim como um agente ativo na implementação de políticas. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi promulgado no ano de 1961 a primeira Lei de Diretrizes e Bases da educação n° 4024/1961, cujo principal objetivo estava caracterizado pela promoção de uma educação nacional com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
Nesse sentido, leia as opções que refletem o que a educação deveria abranger de acordo com a LDB n° 4024/61: A seguir, assinale a alternativa correta.
I- Compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade; o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem.
II- O fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional; o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum.
III- O preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio.
IV- A preservação e expansão do patrimônio cultural; a condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe ou de raça.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Todas as alternativas estão incorretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta.

De acordo com Beraldo (2022, p. 68), é papel do Estado promover um ensino que prepare e instrumentalize os alunos para viver como um cidadão ativo na sociedade, desenvolvendo nos alunos a compreensão referente às questões políticas, econômicas e culturais para estabelecer o desenvolvimento de sua criticidade.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. [...] é possível se considerar Estado como o conjunto de instituições permanentes – como órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que não formam um bloco monolítico necessariamente – que possibilitam a ação do governo; e Governo, como o conjunto de programas e projetos que parte da sociedade (políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros) propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período (HÖFLING, 2001, p. 31).
II. Com essa colocação podemos entender que este Relatório buscou atualizar o conceito de educação para atender aos desafios que o novo século impunha sobre a formação humana, buscava-se a promoção então da educação ao longo da vida capaz de reforçar a cooperação entre os diversos grupos sociais existentes.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A LDB 4024/1961 apresentou uma nova formação para o profissional da educação, para Saviani (1991), alguns aspectos estavam voltados exclusivamente para a educação proposta no interior da escola nova. Entretanto, o autor evidencia a sua crítica voltada para o escolanovismo onde a participação social e política sobressai a formação humana.
Nesse contexto, assinale a opção que corresponde a concepção de Saviani quanto ao escolanovismo.
a. Assim, Saviani (1991), reforça a importância dos conteúdos utilitários mediados no ensino informal, pois essa é a única maneira de formar um indivíduo crítico.
b. Com o escolanovismo, o que ocorreu foi que a preocupação política em relação à escola refluiu. Passou-se do ‘entusiasmo pela educação’, quando se acreditava que a educação poderia ser um instrumento de participação das massas no processo político, para o ‘otimismo pedagógico’, em que se acreditava que as coisas vão bem e se resolvem no plano interno das técnicas pedagógicas.
c. De acordo com Saviani (1991), toda a redemocratização do ensino ao longo da história educacional brasileira iniciou as tendências de organização do ensino, pautado no ideal tradicional.
d. Para Saviani (1991), a Escola Nova vem transferir a preocupação dos métodos para os objetivos e dos conteúdos e da qualidade para a quantidade.
e. Saviani (1991) defende que o desenvolvimento humano deveria estar voltado para atender aos pressupostos da bolsa de valores.

Durante o Relatório realizado na Comissão liderada pelo francês Delors (1996), a formação humana esteve pautada no saber fazer, sendo refletida através da educação, onde buscava-se a formação da pessoa enquanto um indivíduo, grupos e nações.
Com base nisso, assinale as tensões que foram destacadas durante a Comissão para o século XXI.
a. A tensão local; a tensão entre o universal e o singular; a tensão voltada para a tradição; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão entre a indispensável competição e o cuidado com a igualdade de oportunidades; a tensão do extraordinário e a tensão entre o espiritual e o material.
b. A tensão entre o global e o local; a tensão do o singular; a tensão entre tradição e modernidade; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão indispensável e a tensão entre o espiritual e o material.
c. A tensão entre o global e o local; a tensão entre o universal e o singular; a tensão entre tradição e modernidade; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão entre a indispensável competição e o cuidado com a igualdade de oportunidades; a tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem e a tensão entre o espiritual e o material.
d. A tensão global; a tensão universal; a tensão moderna; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem e a tensão entre o espiritual e o material.
e. A tensão entre o global e o local; a tensão entre tradição e modernidade; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão da competição; a tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.

Mais conteúdos dessa disciplina